HEAN realiza ações pelo Dia Mundial de Combate à Sepse

No Dia Mundial de Combate à Sepse, celebrado em 13 de setembro, o Hospital Estadual Anchieta (HEAN) promoveu para seus colaboradores a palestra “Sepse: uma abordagem multiprofissional”. Conhecida pelos leigos como infecção generalizada, a sepse é uma inflamação que acomete os pacientes com infecções severas, sendo caracterizada por um estado de inflamação que ocorre em todo o organismo causado pela invasão da corrente sanguínea por agentes infecciosos (geralmente bactérias).

Silvia Thees, médica infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), ministrou a palestra para um público misto formado por enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicóloga e assistente social, entre outros profissionais, e expôs a dimensão e o combate da doença no Brasil e em países europeus e americanos. Segundo a palestrante, o objetivo da ação foi orientar as medidas de prevenção à doença e o seu reconhecimento precoce, aumentando a chance de sobrevivência dos pacientes. Ela destacou a gravidade da doença que, em mortalidade, supera doenças como câncer e infarto.

Além da palestra, a ação contou com uma exposição no mural com alguns esclarecimentos sobre o tema e um vídeo com depoimentos de pessoas que perderam familiares que tiveram sepse durante a internação.

Segundo a enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Viviane Berquó, o intuito foi sensibilizar e alertar os colaboradores sobre a importância da detecção precoce dos sinais de sepse e assim aumentar a chance de sobrevivência do paciente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde