Médicos e enfermeiros do HU são treinados para oferecer maior conforto respiratório aos pacientes de UTI

A tecnologia é uma das grandes aliadas da medicina, contribui de forma eficiente para salvar vidas, recuperar pacientes, garantir qualidade de vida e realizar procedimentos com maior assertividade. Desta forma, é preciso tirar o melhor proveito possível deste recurso. Para isso, o Hospital Universitário (HU) realiza com frequência treinamentos com suas equipes. Nesta semana, os médicos e enfermeiros que atuam nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital (adulto, infantil e neonatal) irão participar da reciclagem de treinamento para manuseio de ventilador pulmonar.

O ventilador pulmonar é um equipamento muito utilizado nas UTIs  por pacientes que têm alguma dificuldade respiratória devido a doença ou por terem sido submetidos a procedimentos com uso de anestesia. São equipamentos imprescindíveis para garantir a vida nestas condições, bem como o conforto do paciente até sua completa recuperação.

A reciclagem do treinamento será realizada em três turmas, entre os dias 15 e 16, com conteúdo totalmente teórico. Será ministrado pelo especialista em engenharia clínica, Alcir Jorgiani. A ação faz parte do programa de melhoria contínua do HU, que visa fornecer um atendimento de excelência e qualidade a seus usuários. Nas próximas semanas, também serão realizados treinamentos relacionados a aspectos relevantes do trabalho de parto, interpretação de exames laboratoriais e muitos outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde