HMMC vence Prêmio Amigo do Meio Ambiente pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes conquistou o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente” (AMA). A premiação foi criada pela Secretaria de Estado da Saúde, com apoio técnico do Centro de Vigilância Sanitária e da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, e tem como objetivo estimular iniciativas sustentáveis nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

O prêmio será entregue no dia 14 de setembro, às 8 horas, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (Rua Prof. Daher Cutait, 69 (antiga Rua Coronel Nicolau dos Santos), Bela Vista, São Paulo).     

Nesta nona edição, 112 projetos de hospitais e centros de saúde de todo o País foram encaminhados e tentaram obter o prêmio. No entanto, destes, apenas os 15 melhores, entre eles o do HMMC, foram selecionados pelos organizadores e, em razão disto, receberão o “Prêmio Amigo do Meio Ambiente — Categoria Destaque”. Entre os destaques, 13 são do Estado de São Paulo. Os outros dois são do Ceará e do Pará.

O estudo de caso que resultou na conquista da premiação foi “Mobilidade Sustentável”, a única unidade premiada que abordou esta temática. No documento, o setor de Sustentabilidade do HMMC apresenta ações e projetos que visam o combate às mudanças climáticas no âmbito da saúde pública por meio do incentivo do uso dos transportes público e alternativo entre os colaboradores e a comunidade em geral.

O hospital também desenvolverá atividades lúdicas e educativas e, ainda, a criação de uma estrutura adequada para a utilização de meios de transporte alternativos. Um bicicletário para colaboradores com 12 vagas foi construído e foram lançadas duas iniciativas: o “Pró-Carona” e o “Vá de Bike”, que incentivam, respectivamente, a carona solidária entre os colaboradores e o uso de bicicletas como meio de transporte.

O analista de projetos Marcel Portela explicou o motivo de abordar este tema. “A população e a frota da cidade aumentam ano a ano, o que impacta na saúde e no bem-estar das pessoas, além de afetar a qualidade do ar”, destacou. “Ao criar ações de mobilidade sustentável, o hospital oferece meios para que a comunidade e os colaboradores tenham uma vida mais saudável e com menos stress, ajudem o trânsito local com o uso do transporte público, reduzam os custos com transporte ao fazer o uso da bicicleta e caminhadas e, ainda, contribuam com o meio ambiente”, afirmou Portela.

No ano passado, o estudo de caso premiado teve como tema “Instalações Verdes”.

 

Desafio 2020

Além do “Prêmio Amigo do Meio Ambiente” 2016, o HMMC também receberá o troféu em reconhecimento a participação na campanha global “Desafio 2020 — a Saúde pelo Clima!”. O hospital realizou um inventário, que identificou a emissão de gases de efeito estufa da instituição e se comprometeu a desenvolver ações para diminuir estas emissões. 

Marcel Portela participará de uma “mesa redonda” para explicar como este inventário foi feito e o desafios encontrados neste processo. O debate será realizado no dia 14 de setembro, às 14 horas, no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, na capital. Além de Portela, participarão da mesa redonda Neilor Cardoso, engenheiro ambiental do Hospital Albert Einstein; Andrés Alvarado Calvo, engenheiro industrial e mestre em saúde ocupacional do Hospital Clinica Bíblica (Costa Rica); e Victor Kenzo, engenheiro ambiental, especialista em sustentabilidade do Projeto Hospitais Saudáveis.

 

ONA

Principal unidade do SIS (Sistema Integrado de Saúde), o Hospital Municipal é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Prefeitura, via Secretaria Municipal da Saúde. Neste ano, a unidade recebeu a certificação Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação, entidade sem-fins lucrativos que atesta a qualidade dos serviços de saúde no País. Agora, o HMMC trabalhar para alcançar o segundo grau de certificação, o Acreditado Pleno.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde