“Doutores Cidadãos” divertem crianças atendidas no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (SP) recebeu a primeira visita dos “Doutores Cidadãos”, grupo que pertence ao “Projeto Canto Cidadão” da capital paulista. A presença dos palhaços cantores passará a ser realizada quinzenalmente.

Neste primeiro encontro, ocorrido no domingo (4/9), os “doutores” visitaram o Pronto-Atendimento Infantil e os leitos de internação dos andares e da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A presença dos palhaços cantores é um projeto lúdico que auxilia no tratamento terapêutico dos usuários do HMMC. O atendimento integra o Plano Institucional de Humanização do Hospital Municipal.

Além do “Projeto Canto Cidadão”, o HMMC conta com o apoio de outros grupos derivados dos doutores da alegria, que ampliam o acolhimento dos pacientes e dos acompanhantes. Outra importante iniciativa dentro dos projetos de atividades lúdicas são as atividades desenvolvidas em parceria com o Associação do Voluntariado de Mogi das Cruzes.

 

Canto Cidadão

O Canto Cidadão surgiu em julho de 2002 e foi batizada como Organização para Produção e Democratização de Informação Canto Cidadão. O grupo desenvolve atividades voluntárias de sensibilização para o exercício da cidadania (por meio da arte e comunicação) em diversas localidades, como hospitais, escolas públicas e comunidades em geral.

“Os Doutores Cidadãos são palhaços voluntários que conseguem criar bons encontros com pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde. Os bons encontros são aqueles pautados pela vontade de compartilhar olhares, histórias e sorrisos respeitosos e contagiantes”, descreveu a psicóloga do HMMC, Gisele Maria de Mello. “A presença dos doutores foi de muita descontração para todos”, finalizou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde