Hospital Oncológico Infantil oferece aula de música para pacientes

Todas as terças-feiras, as crianças internadas no Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém
(PA), recebem aulas de diversos instrumentos musicais. A atividade conta com o apoio de professores voluntários, que disponibilizam duas horas de seu tempo para proporcionar um momento de descontração e lazer aos pacientes que lutam contra o câncer. As aulas são realizadas na Sala de Música da unidade hospitalar, que dispõe de uma variedade de instrumentos, desde os que compõe a percussão até a harmonia musical. 

Apaixonado por música, o pequeno I. A. F., de dez anos, que desde o início do tratamento deixou em casa, no município de Cametá, o teclado que ganhou do pai pouco antes de descobrir o câncer, aproveitou a aula de música desta terça-feira, 06/09, para matar a saudade e também aprender um pouco mais. “Pouco antes de descobrir a doença, ele pediu de presente um teclado, nós compramos. Mas, nem deu tempo dele aprender, pois logo começamos a luta contra a doença. Hoje quando ele soube da aula, ficou todo animado. Ele gosta muito de música e aprende com facilidade”, diz o pai João Batista Farias. 

Segundo o professor voluntário, Nicholas Kosmiscky, a experiência está sendo gratificante. “O trabalho desenvolvido aqui no hospital está sendo totalmente diferente e inovador, pois as crianças chegam aqui na sala entusiasmadas e se interessam por vários instrumentos, e nós temos que conseguir ensinar de tudo um pouco” diz o professor, que deixa transparecer em seu rosto o quanto o trabalho está sendo emocionante.

Voluntariado

A parceria entre o hospital e o grupo de professores de música foi firmada no mês de agosto, por meio do Programa de Voluntariado, que permite a realização de atividades voluntárias, em diversos segmentos, na unidade hospitalar.  Para ser um voluntário basta fazer preencher a ficha de inscrição, adquirida na recepção do hospital, e aguardar o chamado da Coordenação de Humanização da unidade para a realização da Oficina de Voluntários. O Programa de Voluntariado dispõe de uma agenda fixa na unidade hospitalar, garantindo a diversão, entretenimento e alegria dos usuários, com a realização de várias ações, em diversos segmentos, como: musical, esporte, apoio religioso, dentre outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde