Hospital Galileu receberá reconhecimento nacional por pioneirismo no combate ao aquecimento global

Referência na segurança do paciente e humanização, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) receberá um novo reconhecimento neste mês. A homenagem pelo engajamento em defesa da saúde pública ambiental será realizada no dia 15/9, em São Paulo, durante o Seminário Hospitais Saudáveis, junto com outras instituições participantes do “Desafio 2020: a Saúde pelo Clima”, campanha internacional coordenada pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis para combater o aquecimento global. 

Segundo o supervisor administrativo do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da unidade, Sandro Mendes, após a adesão ao Desafio 2020, foi criado um inventário das emissões de dióxido de carbono na unidade em 2015, utilizando-se o GHG Protocol, o método mais usado mundialmente para a mensuração de gases de efeito estufa. No caso do Hospital Galileu, o inventário teve como base dados de combustão estacionária (óleo diesel utilizado no gerador, gás de cozinha e gasolina), consumo de energia elétrica, resíduos sólidos e emissões fugitivas (gases de refrigeração e extintores de incêndio). A partir desse levantamento, o hospital se comprometeu em reduzir essas emissões em 20% até 2020. 

A meta de redução foi apresentada aos gestores da unidade no último dia 05/9. Como desdobramento haverá ainda a criação do Comitê de Sustentabilidade e a realização de uma caminhada ecológica na Praça Batista Campos, em Belém, no próximo dia 17.  “Em janeiro de 2016, o Hospital Galileu incluiu a sustentabilidade entre seus princípios institucionais, com a missão de desenvolver a gestão financeira, social e ambiental de forma harmoniosa para cuidar vidas, alinhando-se à política de sua entidade, a Pró-Saúde. Assim, o desafio do clima surgiu como uma forma da unidade ratificar esse princípio e assumir um compromisso público de redução de forma gradual e equilibrada da emissão de gases. Para alcançarmos a nossa meta é de extrema importância o engajamento de todos os colaboradores, usuários e comunidade, pois acreditamos que apenas com a participação de todos conseguiremos o resultado esperado”, argumentou Sandro Mendes. 

O diretor Geral do HPEG, Saulo Mengarda, comentou sobre o reconhecimento. “É necessário que todos nós entendamos a urgência em trabalhar com a redução do nosso impacto no meio ambiente, não podemos mais esperar em fazer algo que possa melhorar as condições em que nós e nossos filhos viveremos, as mudanças já estão ocorrendo. É nesse sentido que o hospital se sente orgulhoso em participar deste movimento. Com isso temos a certeza de que estamos fazendo a nossa parte e incentivando outros para que façam o mesmo, assim faremos um mundo melhor”, afirmou.

Menção honrosa

No mesmo período do Seminário Hospitais Saudáveis, também em São Paulo, o HPEG será certificado com menção honrosa na 9ª edição do Prêmio Amigo do Meio Ambiente (AMA), concedido pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Mais de 110 projetos de 11 estados brasileiros foram inscritos na premiação, abordando as mais diversas iniciativas ambientais em organizações de saúde públicas e privadas, de todos os portes.

O HPEG submeteu duas iniciativas à comissão avaliadora da premiação, as quais atingiram grau de extrema qualificação. São elas: “Na busca por práticas sustentáveis: a criação do sistema de votação eletrônica para avaliação de reação de treinamentos” e “A utilização de tecnologias leves na recepção de um hospital de referência no Estado do Pará: práticas de empoderamento em educação ambiental”. As duas ações serão apresentadas no Seminário Hospitais Saudáveis, no período de 14 e 15 de setembro.

A primeira delas foi iniciada em janeiro deste ano. Trata-se da criação do sistema de votação eletrônica para avaliação de treinamentos, uma ferramenta utilizada para mensurar a qualidade dos eventos de capacitação. Anteriormente, essa avaliação era feita a partir de formulários impressos respondidos pelos colaboradores e, após o uso dos dados em relatórios gerenciais, eram descartados, gerando custos com impressão e papel. 

Com a substituição do papel pelo sistema eletrônico, o HPEG reduziu os gastos em cerca de R$ 600 e deixou de consumir mais de 67 quilos de dióxido de carbono por ano. Além deste benefício, o sistema eletrônico garantiu maior agilidade ao procedimento e o aumento da confiabilidade dos resultados. 

A outra iniciativa do Hospital Galileu é o projeto de educação ambiental voltado para os usuários ambulatoriais da unidade. Três vezes por semana, profissionais do HPEG orientam pacientes, acompanhantes e familiares sobre o uso consciente de água e energia elétrica, coleta seletiva, desmatamento, reaproveitamento de alimentos e reciclagem, dentre outros assuntos, com o intuito de conscientizá-los sobre a importância do envolvimento de toda a sociedade na preservação do meio ambiente. Cerca de 300 pessoas já participaram das orientações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde