HEAN realiza 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Com o tema “Seu maior patrimônio é a vida, sua maior proteção é a prevenção” foi realizada, entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, a 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) no Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ). Com uma programação diversificada entre treinamentos, palestras e gincanas, a ação foi uma realização conjunta da direção com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade.

Durante a semana, pela manhã, os colaboradores puderam desfrutar de sessões de massoterapia, ginástica laboral e aferição de pressão arterial. O “Alô, SIPAT” proporcionou momentos de descontração com a brincadeira “Quando seu ramal tocar não diga alô; diga alô, SIPAT!”, premiando mais de 80 colaboradores que atenderam os ramais e responderam corretamente as perguntas sobre segurança.

Durante o evento, as técnicas em Segurança do Trabalho Keivilane Lima e Tatiana Bahia, comentaram sobre a importância da semana. “A SIPAT tem como objetivo orientar e conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças no ambiente do trabalho, despertando o senso de prevenção e resgatando valores esquecidos pela correria do dia a dia”. As profissionais também foram responsáveis pela palestra sobre a importância do equipamento de proteção individual (EPI), itens obrigatórios para execução de determinados trabalhos.

Os destaques da programação da SIPAT foram os treinamentos. Esta edição contou com o treinamento teórico e prático de Atendimento Pré-Hospitalar (APH), ministrado pelo coordenador de Enfermagem Marcelo Morais. Ele instruiu sobre tomadas de decisões em situações de emergência, reconhecimento de cena, uso de EPI, acionamento de serviços de emergência e segurança pessoal, entre outros. A médica infectologista Silvia Thees dividiu seus conhecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), AIDs, hepatites virais e formas de tratamentos.

A supervisora de Gestão de Pessoas, Jéssica Oliveira, apresentou a palestra sobre Absenteísmo. Segundo ela, o objetivo foi fazer uma reflexão sobre o tema, com esclarecimentos sobre a legislação e os reflexos financeiros. Ressaltou que o tema busca, principalmente, reconhecer que o colaborador é o bem mais valioso da empresa, frisando que “quem falta, faz falta” e que tudo funciona melhor quando todos estão presentes.

O encerramento contou com um lanche e música ao vivo, com o objetivo de proporcionar momentos de interação entre os colaboradores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde