Hospital Galileu expõe o projeto Visita Virtual em São Paulo

 

O projeto “Visita Virtual – você próximo de quem ama”, desenvolvido pelo Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado em Belém (PA), participou de uma exposição durante o 2º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, realizado entre os dias 2 e 3 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP). 

O autor do projeto e coordenador do setor de Tecnologia da Informação do HPEG, Vlamir Ruiz Garcia, participou do evento e destacou o impacto que o projeto causa nos pacientes. “É gratificante demais você ver o brilho nos olhos das pessoas quando elas enxergam em uma simples tela de computador um familiar que não tinha contato há muito tempo”, comentou. Vlamir contou o caso de uma paciente que está na UTI tetraplégica e não via a irmã, que mora na Alemanha, há três anos e agora as duas conversam quase que diariamente.

Vlamir explicou que a ideia do “Visita Virtual – você próximo de quem ama” surgiu por meio de um paciente que era de Porto Alegre, estava internado no HPEG, e precisava falar com a família. A primeira opção foi usar o telefone para realizar esse contato, e na sequência surgiu a ideia de utilizar um computador e a internet para facilitar essa interação entre o paciente e os familiares.

O diretor Geral do HPEG, Saulo Mengarda, também esteve em São Paulo para o seminário, e ressaltou a importância do projeto. “Conseguimos mostrar para as pessoas que com criatividade, sem muito custo, conseguimos proporcionar ao paciente uma qualidade maior na assistência”, afirmou. Saulo destacou que essa é uma oportunidade de mostrar a realidade do hospital nacionalmente. “Mostramos que uma ferramenta que adotamos lá (Pará), também pode funcionar aqui”, explica.