Setembro Amarelo terá palestra no Hospital Universitário

Setembro chegou e com ele a esperança de reduzir o número mundial de pessoas que atentam contra a própria vida. Instituído no Brasil em 2014, o Setembro Amarelo é dedicado à promoção da vida e prevenção do suicídio. No Hospital Universitário (HU), o tema será abordado no próximo dia 29,  em uma palestra com a psiquiatra e escritora doutora Maria Cristina De Stefano, dedicada aos médicos, estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e demais profissionais da área da saúde.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos. Durante a palestra, a doutora Maria Cristina irá abordar doenças mentais, fatores que podem levar ao suicídio e o primeiro atendimento. Situações em que os profissionais da saúde podem ajudar, identificar e até evitar que uma pessoa venha a pôr fim em sua própria vida.

Baseada em sua experiência pessoal, a médica escreveu o livro “Suicídio: a epidemia calada”. Em 2012, seu filho Felipe, que na época tinha 34 anos, se suicidou. A publicação reúne informações do diário dos últimos três anos de vida dele.

A palestra “Promoção da vida e prevenção do suicídio” ocorrerá no Anfiteatro do Hospital Universitário, a partir das 14h e deve contar com a participação de 150 pessoas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde