Hospital Metropolitano reúne nutricionistas para celebração

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua (PA), reuniu os colaboradores para fazer uma celebração referente ao Dia do Nutricionista, comemorado nesta quarta-feira, 31/8. A programação teve como palco o refeitório da unidade, deixando a equipe emocionada. “Escolhi a área da saúde pensando em trabalhar em um hospital. É a minha paixão, pois sempre gostei da interação com o paciente, do contato humanizado”, disse a nutricionista Anne Ferreira, que trabalha no Hospital Metropolitano desde 2010. Para ela, a maior satisfação profissional é observar a plena recuperação do paciente. “Por meio do nosso saber, dos nossos estudos, conseguimos contribuir com a recuperação do paciente, tirando-o de uma UTI, de um quadro crítico. Isso não tem preço!'.

No Hospital Metropolitano, os nutricionistas estão ligados ao Serviço de Nutrição Dietética (SND),  onde o profissional elabora e projeta refeições para o colaborador e acompanhante dos pacientes. Além disso, também atuam na elaboração do cardápio específico para pacientes. A coordenadora do SND, a nutricionista Edilssa Carla, explicou como funciona a rotina. “Trabalhamos com dois segmentos: a nutrição de produção, que atende a população sadia, que são os colaboradores. Além disso, temos a nutrição clínica que trata do paciente. Nela, trabalhamos com a dietoterapia para melhorar o estado nutricional do usuário. O objetivo é que o paciente saia satisfeito com o serviço de alimentação”, enfatiza.

O diretor de apoio do Hospital Metropolitano, Benjamin Neto, ressaltou a importância da categoria profissional em uma unidade de saúde, enfatizando que os nutricionistas atuam de forma a oferecer cardápios específicos, equilibrados e saudáveis. “O processo de nutrição está inserido no contexto da equipe multidisciplinar e ligado diretamente na recuperação do paciente, impactando na média de permanência e taxa de ocupação. A alimentação correta contribui para uma recuperação melhor”, disse.  

 

Produção

Em média, são produzidas  75 mil refeições mensais no Hospital Metropolitano. Os usuários recebem seis refeições diárias, envolvendo café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia. As refeições para os colaboradores são almoço e jantar.  “Acredito que a alimentação é fundamental para a qualidade de vida, evitando doenças”, reiterou Edilssa Carla.  

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde