Equipes do Hospital Metropolitano publicam dois artigos em revista de circulação nacional

Colaboradores do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), publicaram dois artigos na Revista da Universidade Vale do Rio Verde, volume 14, ano 2016, edição ago./dez. de 2016. Os títulos dos artigos foram: 'Perfil de crianças vítimas de acidente motociclístico internadas em hospital referência em trauma no estado do Pará: região amazônica' e 'Perfil clínico-epidemiológico dos pacientes da unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica de um hospital referência em trauma na Amazônia'. Ambos os trabalhos contaram com a participação do Departamento de Ensino e Pesquisa e o Grupo de Estudo da Fisioterapia da unidade.

 

Perfil de crianças vítimas acidente motociclístico

Traumas decorrentes de acidentes de motocicleta é causa de mortalidade em crianças. A ideia do estudo foi traçar o perfil clínico e epidemiológico de crianças internadas vítimas de acidente de moto. Chegou-se a conclusão de que as crianças vítimas de acidente motociclístico eram, em sua maioria, do sexo masculino, com idade de 2 e 14 anos, provenientes de fora da região metropolitana, vítimas de atropelamento ou condutores de motocicletas, vítimas de TCE’s ou fraturas. Uma pequena parcela necessitou de internação de UTI. O tempo de internação foi considerado curto.

 “Comprovamos cientificamente o que nós já tínhamos certeza: que os acidentes de moto são um problema de saúde pública social”, disse a coordenadora da reabilitação do Hospital Metropolitano, Gabriela Lima. Desenvolveram o trabalho Juliana Anezia Rodrigues do Amaral, Eduardo do Carmo Silva, Fabiano José da Silva Boulhosa, Gabriela Martins Lima, Kéven Lorena de Paula Gonçalves, Leonardo Ramos Nicolau da Costa, Paola Katherine Esteves da Silva, Patrícia Gazel Picanço, Rafaela Cordeiro de Macêdo, Renato da Costa Teixeira.

 

Perfil dos pacientes internados na UTI pediátrica

Neste estudo, o objetivo foi verificar o perfil clínico-epidemiológico dos pacientes da UTI Pediátrica e Adolescente do Hospital Metropolitano no ano de 2010. Observou-se que o sexo mais prevalente, considerando os pacientes internados, foi o masculino, tendo o trauma maior ocorrência na idade de 1 a 3 anos. O principal diagnóstico de admissão foi o trauma cranioencefálico, em seguida, politrauma (24,2%) e queimaduras (15,9%). A maioria dos pacientes eram do município de Belém. A média de permanência dos pacientes no serviço foi de 20 dias.

O trabalho foi desenvolvido pela seguinte equipe: Gabriela Martins de Lima, Fabiano José da Silva Boulhosa, Juliana Anezia Rodrigues de Souza, Kéven Lorena de Paula Gonçalves, Leonardo Ramos Nicolau da Costa, Manuelle Vieira Nicolau, Paola Katherine Esteves da Silva, Patrícia Gazel Picanço, Rafaela Cordeiro de Macêdo e Rodrigo Alcântara Carnevalli de Araújo.

 

Missão

A ideia dos trabalhos foi ampliar o entendimento das temáticas, e, principalmente, embasar estratégias para a minimizar os problemas. O Hospital Metropolitano tem a missão de formar profissionais e de promover saúde pública no Pará. “É uma evolução do grupo de estudo que foi criado pela fisioterapia”, argumentou o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde em Urgência e Emergência no Trauma do Hospital Metropolitano, Leonardo Ramos.   

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde