Oncológico Infantil promove palestra sobre Diagnóstico e Tratamento de câncer infantojuvenil

De forma descontraída e de fácil entendimento, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA), iniciou o projeto “Café com Prosa”, que tem como objetivo proporcionar aos usuários um bate-papo esclarecedor que ajudará diretamente no tratamento das crianças e adolescentes. No primeiro encontro o tema discutido foi “Tratamento e Diagnóstico do Câncer Infantojuvenil”, facilitado pela médica oncopediatra Alayde Wanderley, que faz parte do corpo clínico da unidade.

A iniciativa teve grande aceitação por parte dos usuários. “Desde que o meu sobrinho ficou doente, eu estou acompanhando o tratamento, antes disso eu não conhecia nada sobre câncer, só sabia que era uma doença perigosa, mas nunca tivemos caso na família, então tudo está sendo novo pra gente”, diz dona Nazaré dos Reis Souza, tia do pequeno D. S. P, de sete anos.

Neste primeiro encontro, ocorrido no dia 24/8, a médica falou sobre: tipos de tumor; principais exames realizados e suas funcionalidades e como fechar um diagnóstico. “O assunto é bastante complexo e requer muito tempo para conseguirmos fechar, por isso vamos dividir as aulas em alguns módulos, para que possamos alcançar nosso objetivo que é esclarecer ao máximo aos pais, acompanhantes e até aos adolescentes sobre como eles devem ajudar no tratamento” diz a oncopediatra, Alayde Wanderley.

Segundo a coordenadora de Humanização, Paula Viana, o encontro acontecerá mensalmente. “Para que o tratamento tenha sucesso é preciso que a equipe médica, em parceria com a equipe multiprofissional e os familiares estejam engajados em um mesmo propósito, para isso, além das orientações dadas nas consultas e internações, abrimos mais esse canal de comunicação, para esclarecer e tirar dúvidas dos nossos usuários” explica.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde