Comitê de Sustentabilidade do HEAPN coletou 30 quilos de pilhas e baterias em um ano

No período de um ano, o Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias (RJ), arrecadou 30 quilos de pilhas e baterias usadas. O resultado faz parte do trabalho realizado pelo Comitê de Sustentabilidade da unidade, que desenvolve projetos voltados para o meio ambiente. Entre eles, campanha interna para conscientização sobre o descarte correto desse material e instalação de um coletor exclusivo, localizado próximo ao setor de ponto.  

A coordenadora de Higiene e Limpeza, Amanda Marinho, destaca que já há mais motivos para comemorar. “No mês de agosto, conseguimos diminuir o custo de 6% com a destinação final de resíduo químico. A ideia é conscientizar cada vez mais os colaboradores sobre a importância desse projeto”, afirma. Segundo ela, esse material será recolhido por uma empresa especializada em logística reversa, sem nenhuma despesa para o hospital. Essa iniciativa, que conta com o apoio do Setor de Hotelaria do HEAPN, começou em agosto de 2015.

Pilhas e baterias podem causar grandes danos ao meio ambiente e à saúde, caso não sejam descartadas apropriadamente. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, uma única pilha pode contaminar o solo por cerca de 50 anos.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde