Semana do PGRSS prossegue no Hospital Metropolitano

Para implantar, de forma efetiva, um programa de educação ambiental, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) disponibiliza aos colaboradores a semana de lançamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS). A programação prossegue nesta quinta-feira, 25 de agosto (veja abaixo).

A ação é coordenada pelo Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (Sesmt). “A ideia é que possamos divulgar o nosso plano de manejo. É necessário que toda a instituição sabia o fluxo do resíduo, como é feita a segregação, o acondicionamento, a maneira correta de descartar cada tipo de resíduos”, afirmou a coordenadora do Sesmt, Walquiria Rocha. Entre as ações, está a implantação da coleta seletiva. “A aquisição dos recipientes, das lixeiras para a coleta seletiva, que serão distribuídas em locais estratégicos para que os colaboradores possam descartar o resíduo de acordo com a característica própria”, ressaltou Walquiria.  

Uma das programações da semana do PGRSS teve como tema a coleta seletiva no HMUE e os benefícios da reciclagem para o meio ambiente. O gerente operacional do Cidade Limpa, Luciano Silva, ministrou palestra. “Tratamos sobre coleta seletiva e gerenciamento de resíduo, conscientizando o colaborador. Falamos da destinação do resíduo hospitalar, que é incinerado. Já para a coleta seletiva, ficam os plásticos, papelão, madeira e outros resíduos”. A empresa Cidade Lima é especializada em Tratamento e Remoção de Resíduos Industriais (Eliminação de Resíduos). Ao HMUE, cede os containers para a coleta e posterior descarte dos resíduos. Resíduos orgânicos são destinados para um aterro. Também há a parte de incineração, que são os resíduos infectantes, cuja coleta e destinação também é controlado pelo Cidade Limpa.  

O usuário do Sistema Único de Saúde, Antônio Ribeiro, observou atentamente uma das palestras de lançamento do PGRSS. “Foi muito interessante. Acredito que o esforço do Hospital Metropolitano é para conscientizar sobre várias coisas, relacionadas a higiene. Onde temos higiene, temos saúde”, frisou.

 

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde