HEAN promove treinamento para enfermeiros sobre Gastrostomia

Uma das situações mais delicadas na recuperação do paciente internado é quanto à sua alimentação, quando muitas vezes é necessário que esta seja feita por meios não naturais, como é a nutrição enteral – via sonda ou utilizando-se da gastrostomia (GTT), que é a feita diretamente no estômago do interno. Pela complexidade dos procedimentos, o Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e a Comissão de Curativos da unidade, promoveram quatro treinamentos sobre “Cuidados com a Gastrostomia”.

A gastrostomia consiste em uma abertura que comunica o estômago com o meio externo, chamado de estoma ou ostomia. Ela pode ser feita por endoscopia ou cirurgia e pode ser temporária ou definitiva, e garante que a nutrição adequada chegue até o paciente, impedindo o agravamento do seu quadro patológico.

Os treinamentos foram ministrados pelas enfermeiras Cristiane Gianini e Emanuele Barbosa, que apontaram a importância da higienização da sonda antes e após a alimentação e medicação, cuidados com ostomia, manuseio da GTT, entre outros. Elas destacaram que a higienização das mãos e de todos os utensílios é indispensável, e a presença diária do profissional de enfermagem garante o resultado pretendido e previne possíveis sinais de inflamação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde