Em Pinhais, Hospital Municipal renova certificação de qualidade na assistência ao paciente

O Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais (PR) renovou a certificação “Diamante”, concedida pela instituição 3M, que atesta o desenvolvimento de práticas assistenciais seguras aplicadas em todos os pacientes que utilizam acesso venoso periférico ou central.

Em outras palavras, os procedimentos adotados durante a realização de curativos em acesso venoso nos pacientes, permite que os profissionais da Enfermagem vejam o cateter através do curativo transparente. Dessa forma, evitar a formação da flebite (inflamação da veia).

A recertificação foi anunciada pela 3M no dia 12 de agosto, durante a realização da quarta edição do Simpósio Internacional de Acesso Vascular, sediado em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

“É extremamente gratificante ver o trabalho da Enfermagem do nosso hospital sendo reconhecido, principalmente quando este reconhecimento demonstra os benefícios gerados para a assistência aos pacientes. Parabenizo a todos os profissionais da Enfermagem pelo esforço diário, onde zelam pela assistência segura”, afirmou Jaqueline Rosa, supervisora de Enfermagem do hospital.

A certificação realizada pela 3M estimula unidades de saúde a aderirem ao programa “Soluções Integradas na Assistência Hospitalar”, cujo objetivo é reconhecer a excelência na qualidade da assistência e segurança do paciente, em caráter educativo.

O Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais participa da iniciativa há cinco anos, com foco na plataforma de fixação segura de cateteres periféricos e centrais. “A partir desse programa, desenvolvemos práticas assistenciais vinculadas a tecnologia de produtos, para melhorar a assistência e a segurança dedicada ao paciente”, acrescenta Jaqueline.

Para manter esta certificação de fixação segura, o hospital promove periodicamente treinamentos teóricos e práticos junto à equipe de Enfermagem a fim de capacitar e aprimorar os profissionais da unidade para a utilização adequada dos dispositivos e tecnologias na instituição.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde