Projeto do Hospital Galileu é selecionado para participar de seminário da ONA

O Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA), apresentará o projeto “Visita virtual – você próximo de quem ama” no 2º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde, previsto para acontecer nos dias 1, 2 e 3 de setembro, em São Paulo. A ação foi uma das selecionadas para participar da premiação “Melhores Práticas em Destaque”, da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reúne iniciativas positivas relacionadas à gestão, segurança do paciente e resultados assistenciais nas organizações de saúde certificadas. A lista com os nomes das instituições selecionadas foi divulgada na última segunda-feira, 15/8.

O autor do projeto e coordenador do setor de Tecnologia da Informação na unidade, Vlamir Ruiz Garcia, comentou sobre a participação no seminário. “Foi com grande alegria e satisfação que recebi a notícia sobre a apresentação de nosso banner no evento. Sabemos da importância da visita virtual para nossos pacientes, pois em todas as ocorrências o resultado foi 100% satisfatório, auxiliando tanto na recuperação do paciente quanto na satisfação pelo acompanhamento dos familiares”, argumentou o colaborador. 

Tecnologia 

Mais de 50% dos pacientes atendidos pelo HPEG são de fora da Região Metropolitana de Belém, por isso, nem sempre contam com acompanhantes ou recebem visita. Para amenizar a saudade de casa e minimizar a sensação de isolamento social, comum na internação hospitalar, o hospital criou o projeto “Visita virtual – você próximo de quem ama”, proporcionando ao paciente o contato com familiares e amigos por meio da internet. 

Antes do bate-papo virtual, o paciente é avaliado pela equipe de enfermagem e psicólogos para saber se pode passar por fortes emoções. Caso os familiares e amigos do paciente não tenham os equipamentos necessários para a conversa em tempo real, eles podem enviar a mensagem para o hospital, que se encarrega de levá-la até o usuário. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde