Orquestra AfroReggae se apresenta no Hospital Anchieta

Dentro do projeto “Música para os Meus Ouvidos”, pacientes do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), receberam, na última sexta-feira (12/08), uma linda surpresa: a “Camerata de Sopro da Orquestra AfroReggae”, que preencheu as enfermarias com músicas dos Beatles e sucessos da Bossa Nova.

“Música é um bálsamo”; “toca na alma”; “a gente esquece os problemas”; além de algumas lágrimas de emoção, foram as reações dos pacientes durante a apresentação. O coordenador de Mobilização Artística da Orquestra, André Laport, comentou que esta foi a primeira vez que o grupo se apresentou num hospital, e disse feliz estar com o resultado. “É bonito ver a emoção das pessoas e saber que trouxemos um pouco de alegria numa realidade às vezes muito dura”, afirmou.

Segundo o coordenador da Qualidade da unidade, Thiago Cachaldora, é comprovado, cientificamente, que a música estimula beneficamente as emoções dos pacientes, mesmo quando estes se encontram inconscientes. “Pode-se detectar uma elevação no batimento cardíaco destes internos. Esperamos que a orquestra venha mais vezes”, comentou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde