Banco de Leite do HEAPN promove evento de amamentação em shopping de Caxias

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias (RJ), promoverá uma ação de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. O evento será na sexta-feira, dia 12/08, das 10h às 16h, no Caxias Shopping. O momento mais esperado é o “Mamaço”, o primeiro a ser realizado na Baixada Fluminense, que acontecerá entre 13h e 14h, onde várias mães irão amamentar os filhos ao mesmo tempo.

Em um lounge, montado na praça de alimentação, profissionais do Banco de Leite do HEAPN darão orientações sobre amamentação para mães e gestantes. Durante o evento, folhetos informativos também serão distribuídos. A ação terá o apoio das Secretarias de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e do Município de Duque de Caxias.

Com a proximidade do Dia dos Pais, os homens também serão convidados para uma roda de bate-papo. Eles receberão informações sobre os cuidados com o bebê após o aleitamento materno e de como podem ajudar a mulher. Segundo a coordenadora do Banco de Leite do HEAPN, Isabel Redigolo, todos poderão conversar e tirar dúvidas. “O pai precisa entender que deve estar presente nesse momento. Ele pode, por exemplo, segurar o bebê depois da amamentação, para que a mulher possa descansar um pouco. Uma atitude simples, mas que fortalece o vínculo afetivo entre o pai, a mãe e o bebê”, ressalta.

Durante todo mês de agosto, o Banco de Leite do HEAPN também está promovendo outros eventos dentro da unidade. As ações fazem parte das comemorações pela Semana Mundial de Aleitamento Materno, celebrada de 01 a 07/08. O tema deste ano é:  “Aleitamento materno: presente saudável, futuro sustentável”.

Banco de Leite Humano do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes:  O Banco de Leite funciona 24 horas, através do SOS Amamentação, no telefone (21) 3675-0910. Na unidade também existe a Sala de Apoio à Mulher Trabalhadora, onde a mãe pode retirar o próprio leite, congelar, levar para casa no final do expediente ou doar para o banco de leite.  O espaço não recebe apenas mulheres que tiveram bebês no HEAPN. Qualquer mulher que amamenta e precisa de orientações, pode procurar o serviço. O leite materno protege a criança contra infecções e alergias, além de favorecer o vínculo afetivo com a mãe. O alimento para o bebê está pronto, não precisa de preparo, não estraga e é mais econômico.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde