Olimpíadas do Hospital de Altamira alia esporte e cuidados com o meio ambiente

“Foi tão bom que gostaria que esse momento se repetisse mais vezes”, disse o colaborador do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), Lucas Moreira, que foi o artilheiro do futsal e integrante da equipe “Resíduo Comum”, vencedora das “Olimpíadas do HRPT – Todos pelo esporte, juntos pelo meio ambiente”. O evento aliou saúde, bem-estar, meio ambiente, reciclagem e interatividade, sendo voltado aos colaboradores da instituição.

O encontro esportivo do Hospital de Altamira foi idealizado para repassar, de forma lúdica, conceitos do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) da instituição, que incentiva o manejo e o descarte correto de resíduos de saúde, objetivando reduzir acidentes de trabalho e incentivar a coleta seletiva, reduzir, reutilizar e reciclar materiais. O PGRSS visa ampliar conceitos do Plano de Manejo de Resíduos de Saúde, de acordo com a Resolução Anvisa 306/04 e Conama 358/05.

Todos os ensinamentos foram adquiridos em meio a momentos de descontração. “Temos que incentivar as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável e terem os cuidados necessários com o meio ambiente também. Ver a interação dos nossos colaboradores das mais diversas áreas, sem dúvida, foi gratificante e serviu para sedimentar a importância do esporte, da saúde, da interação e do descarte correto dos resíduos nas atividades diárias', enfatizou a diretora de Apoio Assistencial do Hospital Regional, Luciane Madruga.

Nas Olimpíadas, os colaboradores foram divididos em quatro equipes: Resíduo Comum, Resíduo Infectante, Perfuro-Cortante e Meio Ambiente. Estas equipes concorreram nas modalidades de futsal, vôlei, basquete e tênis de mesa. A programação foi realizada no Centro de Convenções e Cursos de Altamira, e contou com apresentação de Jiu-Jitsu, premiação, brindes e lanches para os atletas. “Hoje pude conhecer colegas que trabalham em outros turnos, trocamos ideias, falamos sobre o esporte, sobre saúde e aprendemos sobre meio ambiente. Foi muito bom! ”, disse o colaborador Nilton costa, que também é professor de Jiu-Jitsu. “O momento serviu para descontrair, interagir e aprender ”, analisou o coordenador de apoio, André Maia.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde