HEAN promove treinamento e debate sobre violência

Atendendo à solicitação da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, o Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), através da equipe Psicossocial, organizou o ciclo de treinamentos sobre “Violência, Maus-tratos e Ficha de Notificação Compulsória” para os colaboradores da unidade.

O treinamento aplicado trouxe por finalidade instruir a equipe para identificar sinais de maus-tratos e o correto preenchimento da Ficha de Notificação. O objetivo é, garantir, assim, que os casos sejam encaminhados para profissionais especializados, capazes de analisar, cuidar e proteger as vítimas adequadamente. As informações disseminadas trouxeram conhecimentos sobre os sinais de violência e os contatos de denúncia como o Disque 180 e o Disque 100.

No HEAN, o treinamento se aplicará, com maior frequência, em casos de maus-tratos a idosos e mulheres, uma vez que são raros os casos de internação de crianças e adolescentes.

Durante a primeira ação, houve um espaço de discussão sobre casos de grande repercussão na mídia. Segundo a psicóloga Érica Louredo, “No espaço de discussão deste treinamento, pudemos analisar situações cotidianas naturalizadas que sinalizam o movimento de repetição e reprodução da violência. Quando as pessoas participam e trazem corajosamente suas perspectivas para o grupo evoluímos em reflexão e problematizações”, explicou.

Nos debates foi possível abordar os comportamentos vigentes e os problemas que o país enfrenta devido à ausência de uma rede de ‘Garantia de Direitos’ bem estruturada e atuante.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde