Pais e acompanhantes recebem apoio psicológico no IEC

O alto nível de estresse verificado em pais e acompanhantes dos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), levou a coordenadora de Psicologia da unidade, Rosane Vasco, a promover conversas periódicas com esse público, a fim de lhes aliviar o sofrimento e ajudá-los a dar o apoio necessário aos seus familiares.

“Muitos vêm de longas buscas por diagnósticos, outros têm prognósticos ruins de seus familiares. São muitas as histórias e nem sempre essas pessoas conseguem lidar com seu sofrimento. Nossa ideia é propiciar um espaço com uma escuta psicoterápica onde possam falar livremente sobre o que estão passando, se identificar uns com os outros, ouvirem e serem ouvidos”, explicou Rosane.

A dona de casa Jacira Coelho Levino participava do grupo, na última semana, enquanto seu filho se encontrava em cirurgia para a retirada de um tumor. Muito tensa quando começou a reunião, Jacira se sentia mais tranquila ao final. “Nunca participei de um grupo assim. Pude me expressar, não precisei segurar o choro. Aqui o tratamento é humanizado, todos nos recebem com sorriso e educação. O saldo foi muito positivo”, comentou.

Acompanhando a mãe internada, a dona de casa Rosiene Gomes de Souza disse que recebeu o convite para participar do grupo quando estava na recepção, aguardando o fim de um procedimento. “A gente fica muito tensa e acaba passando isso para ela. Lá, a gente tem que deixar o sentimento de lado para passar confiança, mas aqui no grupo podemos desabafar e conseguir forças”, contou.

O grupo de atendimento familiar acontece todas as semanas na sala de acolhimento da pediatria do IEC.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde