IEC promove capacitação sobre Ficha de Notificação de Violência

Reconhecendo a importância e a responsabilidade que os serviços de saúde têm na proteção à vida dos pacientes que dão entrada na unidade, o Serviço Social do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) realiza, desde o ano passado, capacitações para treinar os profissionais de saúde quanto a possíveis ocorrências de vítimas de violência. Na próxima quinta-feira (28), será promovido o treinamento “Ficha de Notificação de Violência”, para ensinar o passo a passo da comunicação aos órgãos competentes.

Em três anos de atividade, o IEC teve apenas quatro suspeitas notificadas por sua característica de não ter pronto-atendimento, mas o Ministério Público (MP) recomenda que todos os profissionais em ambiente hospitalar sejam capacitados para identificar e notificar casos suspeitos. A ficha de notificação é preenchida e encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde e para os órgãos que cuidarão da ocorrência, como Conselho Tutelar e Conselho do Idoso, por exemplo.

O treinamento será feito pela Divisão de Vigilância em Saúde da Coordenadoria de Saúde da Área de Planejamento 1.0 (CAP 1.0), órgão municipal que cobre a região do Centro da cidade. “Nós sentíamos falta de uma orientação sobre esses casos, por isso, trouxemos em junho do ano passado a médica Maria Angélica Nogueira para falar sobre a ‘Atenção Integral de Pessoas em Situação de Violência’, antes mesmo da determinação do MP”, disse a assistente social, Débora Gouvêa.

Além dos profissionais de saúde, todos os colaboradores que tenham contato com os pacientes, como os que trabalham na recepção e no Núcleo Interno de Regulação (NIR), também serão treinados.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde