Olimpíadas: HMMC orienta sobre prática de esporte

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que serão disputados entre os dias 5 e 21 de agosto, devem contagiar todo o País. Diante desse cenário, a expectativa é que as pessoas passem a praticar mais esporte, principalmente as crianças, e essa prática exige cuidados importantes. Profissionais médicos cardiologistas, fisioterapeutas e nutricionistas do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), em Mogi das Cruzes (SP), listaram algumas orientações fundamentais para que um pequeno atleta não apresente nenhum problema. “Com as Olimpíadas, o esporte deverá dominar a agenda brasileira, criando um ambiente de união e torcida e, também, abrindo a mente para a prática esportiva”, comenta Gisele Mello, psicóloga do HMMC.

O cardiologista Enio Rodrigo Barbosa Guedes do Rego destaca que as atividades podem ser iniciadas desde o início da vida. “O esporte promove saúde, são eficazes na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e diminui a mortalidade precoce”. “Do ponto de vista cardiológico”, explica o médico, “as atividades aeróbicas são benéficas para o desenvolvimento cardiovascular das crianças e não há contraindicações, caso sejam respeitadas as intensidades dos exercícios de cada faixa etária”. Antes de matricular os filhos em algum esporte, o médico avalia ser primordial a realização de exame clínico.

 

Alimentação e hidratação

Também é preciso se atentar à alimentação e à hidratação das crianças. A nutricionista Thays Naomy Rizzi informa que 30 minutos antes de iniciar a atividade, é importante consumir suco de fruta, pão com geleia ou fruta com mel. Em relação à hidratação, ela deve ser feita a cada 15 ou 20 minutos. “Adultos e crianças perdem muito líquido e sua reposição é importante para um bom desempenho e também para evitar lesões”, avalia a nutricionista. Além de água, Thays destaca que o consumo de melancia, melão e água de coco também podem hidratar o corpo das crianças.

 

Contusões

O fisioterapeuta Geizon Lee Edames Ferreira Oliveira, alerta que é preciso alongar e aquecer antes e depois das atividades. “É necessário um alongamento de, no máximo, dez minutos antes e cinco minutos depois”. Outra recomendação é para que as crianças tomem banhos mornos ou gelados logo após os exercícios. “Isso vai ajudar a diminuir a criação de ácido lático, que geram as contusões, diminui o metabolismo e faz com que o corpo da criança recupere a energia de forma mais rápida”. “A prática de uma atividade esportiva ajuda no desenvolvimento das crianças, além de contribuir para que elas se tornem adultos mais saudáveis e sociáveis”, avaliou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde