Projeto Âncora envolve família na reabilitação do paciente atendido no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

A reabilitação do paciente é um processo que vai além dos cuidados hospitalares. Muitas vezes o apoio familiar faz uma diferença importante na recuperação de quem está em tratamento.

Essa percepção motivou a criação de uma iniciativa de humanização do atendimento que busca envolver a família nos cuidados dedicados ao paciente atendido no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES).

A proposta, anunciada durante a primeira edição da Semana de Humanização, vem sendo colocada em prática no HEUE desde o dia 1 de julho. Trata-se do projeto “Âncora”, que busca orientar familiares dos pacientes em reabilitação que enfrentam dificuldades de locomoção.

Segundo a assistente social e uma das responsáveis pelo Âncora, Angélica Martins, o primeiro passo é identificar os pacientes internados nas enfermeiras por mais de 10 dias, e realizar um estudo sobre o seu histórico: com quem vive, se trabalha ou é aposentado entre outras características.

“Depois do levantamento de informações, o Serviço Social do hospital entra em contato com o familiar mais próximo para realizar, pessoalmente, uma entrevista social”, explica. “O ‘âncora’ será aquela pessoa da família que terá a responsabilidade de cuidar do paciente após a alta hospitalar. Ele será orientado pela equipe multidisciplinar sobre alimentação, tratamento de feridas, medicação entre outros cuidados”, acrescenta.

A intenção, afirma Angélica, é garantir que as orientações médicas e da equipe multidisciplinar sejam seguidas durante a reabilitação para que, quando o paciente receber alta, a família tenha segurança em continuar o tratamento em casa, sem necessidade de uma nova internação.

A assistente social explica, ainda, que o familiar âncora receberá todo o suporte necessário dos profissionais do hospital, durante e depois da internação. “A assistência não será desfeita após a alta do paciente. O Serviço Social vai acompanhar a evolução da recuperação, mesmo ele estando em casa”, afirma.

Para o diretor geral da unidade, Paulo Santos, o projeto Âncora reforça novo perfil de humanização e comunicação do hospital que busca unir profissionais de saúde e famílias na reabilitação dos pacientes.

“As equipes estão dispostas a contribuir com a recuperação do paciente, mesmo ele já estando em casa. Nossa intenção é envolver e ajudar essas famílias no processo de recuperação dos entes queridos”, afirma o diretor.

Referência

O projeto Âncora faz parte de um conjunto de ações de humanização do atendimento desenvolvidas pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. A entidade administra o Hospital Estadual de Urgência e Emergência desde o dia 18 de dezembro de 2015, por meio de um contrato de gestão firmado com o Governo do Estado do Espírito Santo, via Secretaria de Estado da Saúde (SESA).

Neste ano, o projeto recebeu destaque durante a certificação Acreditado, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) ao Hospital Público Estadual Galileu, em Belém (PA), também gerenciado pela Pró-Saúde.

No HEUE, o “Âncora” integra outras de ações de humanização do atendimento, entre as quais destaca-se o projeto Sala de Espera e Reunião de Acolhimento, que oferece orientação sobre a rotina hospitalar para a familiares e acompanhantes de pacientes internados na unidade.

O hospital possui por 175 leitos, sendo 54 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 121 na enfermaria.