Projeto aproxima Hospital Metropolitano de colaboradores afastados

“Sempre é bom receber uma visita. Garanto a vocês que me senti bem visto e valorizada”. As palavras são da técnica de enfermagem Maria Osaneia Santos Oliveira e encerraram a primeira visita do projeto desenvolvido pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), por meio do setor de Recursos Humanos. É o projeto “RH Visita Você”, que consiste em se aproximar dos colaboradores afastados por motivos de saúde diversos ou licença maternidade. A ideia é que uma equipe do Hospital Metropolitano visite os colabores em suas residências, levando lembranças. “Gostei da iniciativa. Tenho saudade do Hospital, porque gosto do meu trabalho, do que eu faço. No Metropolitano, trabalho como técnica de enfermagem da pediatria. Sinto saudades daquela dinâmica”, afirmou Maria Osaneia, que está de licença há quase três anos depois de uma cirurgia para a retirada de tumor ósseo na perna esquerda. “Na época, sentia muitas dores, o que impossibilitava o meu trabalho. Hoje, vou para a fisioterapia três vezes por semana. Estou na batalha para me recuperar e voltar para a minha rotina normalmente”, disse.

A equipe do Hospital Metropolitano que foi visitá-la contou com a psicóloga Gilmara Souza, que enfatizou a concepção do projeto no sentido de a Instituição trabalhar o pertencimento de colaboradores afastados. Para Gilmara, este trabalho tem como meta mostrar o quanto o colaborador é importante para o Hospital Metropolitano, embora não esteja momentaneamente presenta na rotina da unidade de saúde. “Nada mais justo do que valorizar este sentimento. Nós temos que abraçá-los e agregá-los ao corpo de profissionais. Afinal, o colaborador afastado ainda pertence a família do Hospital Metropolitano”, avaliou a profissional. “A Maria se sentiu acolhida, como imaginávamos, sentindo-se parte do nosso hospital. Ela sempre demostrou esse sentimento de querer que nós ficássemos próximos dela. No final, ela nos deu um abraço e agradeceu a visita. Não fui eu enquanto pessoa, enquanto profissional, foi o Hospital que foi lá como um todo”, ressaltou a psicóloga.

O auxiliar administrativo do RH, Welbert Lima, também participou da primeira visita e comentou sobre a importância do projeto. “Como colaborador que também já esteve de benefício, vejo a relevância. São coisas simples que tem uma proporção gigantesca para o colaborador. Um dos sentimentos de quem está afastado é que não se faz mais parte do corpo de profissionais do hospital e, com essa visita, tentamos eliminar essa ideia. Chamamos o colaborador no sentido de falar que ele ainda faz parte, ainda se sente importante. Isso aí não tem valor!”, afirmou. O projeto será realizado uma vez por mês, sendo que o colaborador é comunicado com antecedência da visita.  

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é uma unidade pública pertencente ao Governo do Pará, sendo administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Atende  pacientes vítimas de trauma e é referência no tratamento a queimados.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde