Treinamento em Goiás aborda segurança no trabalho

Durante três dias, de 23 a 25 de setembro, a equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) doHospital de Urgências da Região Sudoeste, de Santa Helena de Goiás (GO), realizou treinamentos de PPRA, PCMSO e Mapas de Riscos. Para que todos os colaboradores pudessem participar, os treinamentos foram divididos entre os três turnos de trabalho.

O objetivo passar informações aos colaboradores sobre a finalidade do SESMT. Essa Unidade de Serviço existe para trabalhar em prol da saúde e segurança do trabalhador, prevenindo acidentes e orientando-os a usar os EPI´s de modo consciente. Durante o treinamento, foram abordados os seguintes assuntos:

 – PPRA: De acordo com o item 9.1.1 da NR9, o PPRA é obrigatório a todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados. Os colaboradores foram treinados e orientados sobre o objetivo do programa que visa a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores, que possam estar expostos a agentes ambientais agressivos. Falou-se também nos tipos de riscos inerentes a um ambiente de trabalho (físico, químico, ergonômico, biológico e risco de acidente de trabalho). Foi dada uma maior ênfase no risco biológico, devido a sua grande importância em um ambiente de trabalho hospitalar.

 – PCMSO: Através do PCMSO, é possível agir na antecipação de doenças tanto as de trabalho quanto as da vida doméstica (dia a dia). Essa antecipação traz muitas vantagens para o trabalhador e para o empregador. Os colaboradores foram orientados também que o responsável por determinar os exames necessários e fazer o PCMSO é o Médico do Trabalho, de acordo com a NR 7 item 7.3.1, e que um bom PCMSO só é possível a partir de um bom PPRA, já que PCMSO é feito a partir do PPRA. Finalizando, foi feita uma explanação sobre o que é o ASO (Atestado de Saúde Ocupacional ) que serve para definir se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro do local de trabalho.

 – Mapa de Risco: Abordou-se que a elaboração do Mapa de Risco é de responsabilidade da CIPA em parceria com o SESMT e que serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado, como também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos. Além disso, foi dito que o Mapa de Risco deve estimular as ações de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais na empresa. Visa estimular a conscientização, fazendo com que após o conhecimento dos riscos os funcionários passem a serem mais zelosos pela própria segurança. Finalizando o tema, foi mostrado um Mapa de Risco e sua interpretação.

O último tema abordado foi “Acidente de trabalho com material Biológico”. Foi apresentado um fluxograma com o passo a passo a ser tomado em caso de um acidente. Os colaboradores foram treinados sobre qual o procedimento correto a ser tomado em um acidente com material biológico e sobre a CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho).