Pró-Saúde comemora Dia do Teatro em Araguaína, no Tocantins

Em comemoração ao Dia do Teatro (19 de setembro), a Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar realizará uma atividade lúdica para pacientes e acompanhantes do Hospital Municipal de Araguaína (HMA) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Anatólio Dias Carneiro, no bairro Araguaína Sul, no Tocantins.

Por meio do Teatro de Fantoches, a proposta da atividade é mostrar a importância da higienização das mãos na manutenção da saúde. Você conhece a maneira correta de fazer isso? É uma prática simples e prestar atenção aos detalhes torna o hábito de lavar as mãos uma excelente ferramenta no combate a infecções e transmissões de doenças.

Todos os detalhes serão explicados em um divertido bate-papo entre O Doutor Saúde, A pequena Mão Suja – que depois das orientações se transforma em Mão Limpa – e a Mãe dela.

Com duração de 20 minutos, as apresentações vão acontecer em duas sessões: a partir das 10h na brinquedoteca do HMA, para pacientes e acompanhantes, e a partir das 15h na enfermaria de observação infantil da UPA.

Segundo a coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), enfermeira Thainá Leal, “a principal mensagem da atividade é de que a higienização das mãos também é essencial para garantir uma boa saúde. A maneira mais fácil de despertar a atenção das crianças e adultos é utilizando meios de comunicação lúdicos, como o Teatro de Fantoches.”.

 

Dia do Teatro

O Dia Nacional do Teatro é comemorado em 19 de setembro. Essa arte nasceu da necessidade dos homens em se comunicar. As primeiras peças de teatro foram encenadas na Grécia Antiga e eram apresentadas ao ar livre. Ao longo do tempo, elas passaram a ser encenadas em locais próprios, com isso surgiram os teatros. No início, somente os homens podiam ser atores, inclusive interpretando os papéis femininos. As mulheres começaram a participar das peças somente no século XVII, na Inglaterra e França. Hoje, existem diversos gêneros teatrais, entre eles, comédia, drama, tragédia, tragicomédia, de fantoches, musical e ópera.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde