Evento no Rio de Janeiro capacita colaboradores da Pró-Saúde

Entre os dias 15 e 19 de setembro, acontece a I Semana de Segurança do Paciente no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), no Rio de Janeiro. A abertura, ocorrida no dia 15, no auditório da unidade, reuniu profissionais de unidades administradas pela Pró-Saude, além de membros da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), como Valéria Mol e Meirilane Rosa, Superintendente de Unidades Próprias e Assessora da Qualidade da SES-RJ, respectivamente.

Segundo o diretor técnico da unidade, José Macedo, o objetivo é atingir outro patamar de desenvolvimento do hospital. “Trazendo esse tema para discussão e treinando a maior quantidade de profissionais você estrutura melhor a equipe, elevando a qualidade do ponto de vista técnico, o que é fundamental para aumentar a qualidade,” disse.

Meirilane, assessora da Qualidade da SES-RJ, achou de grande importância que as unidades treinem seus profissionais, e que a qualidade seja sempre um objetivo a seguir. “Parabenizo toda a equipe por realizar um evento tão importante como esse. Tenho um carinho enorme por este hospital e torço muito por vocês”.

Na abertura, o cirurgião, médico voluntário do Centro de Operações Especiais da Polícia Militar do RJ e organizador do SAFETY e do GERHUS, Alfredo Guarischi, ministrou palestra sobre “Segurança do Paciente: a dimensão do problema e o que podemos fazer”. Ele também ponderou a importância de uma boa gestão em saúde.

Segundo Valéria Mol, superintendente da SES-RJ, o projeto de gestão compartilhada só veio para somar. “Como já vi mudanças nesse hospital. A vontade de fazer, o foco no paciente, acho que qualquer treinamento que for para melhorar a segurança e o atendimento é válido. É isso que precisamos ter em mente, a busca pela melhoria sempre. A Pró-Saúde veio para nos ajudar a levantar essa unidade, melhorar ainda mais”, destacou.

Além de palestras, haverá cerca de 40 treinamentos entre os dias 15 e 25 de setembro, das 7h30 às 23h, com duração de 1h cada e foco nas Metas Internacionais de Segurança. Todos os colaboradores estão sendo convocados. O diretor geral da unidade, Ronaldo Foloni, avaliou a ideia positivamente e ressaltou a importância desse evento e treinamento, onde visa alcançar de forma rápida e eficaz 100% da equipe do HEAPN. “Queremos treinar e atualizar toda a equipe no que tange as metas internacionais de segurança do paciente, bem como a definição dos protocolos assistenciais afim de garantir uma assistência segura e de qualidade”.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde