HRBA participa de ações sociais e de incentivo aos hábitos saudáveis de saúde

Durante todo o mês de agosto o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) participou de ações sociais e de incentivo a hábitos saudáveis realizados pelo Sistema Tapajós de Comunicação (Viva a Vida) no período de 1 de agosto a 2 de setembro, e também do II Circuito Unimed Saudável, realizado pela cooperativa médica Unimed Oeste do Pará no dia 30 de agosto na orla de Santarém. As ações extra-muros fazem parte da missão do HRBA de prestar assistência de excelência em saúde de média e alta complexidade aos usuários de Sistema único de saúde (SUS), promovendo o ensino e pesquisa, comprometida com a humanização, segurança, qualidade, sustentabilidade, e respeitando princípios éticos e culturais.

 

No Viva a Vida deste ano foram disponibilizados aos moradores dos bairros da Área Verde, Uruará, Liberdade e Laguinho, Eixo forte (São Brás, Irurama e Cucurunã), Grande Área do Santarenzinho, Maracanã e Novo Horizonte e Caranazal aproximadamente 400 atendimentos médicos, 150 atendimentos de avaliação nutricional com medição do Índice de Massa Corpórea (IMC) e orientação sobre alimentação saudável, 150 palestras com a equipe de residência multiprofissional de fisioterapia, triagem médica feita pela equipe de residência multiprofissional em enfermagem, além da realização de 50 exames de eletrocardiograma, uma novidade levada até a população para diagnostico precoce de problemas cardíacos.

 

De acordo com a coordenação do Viva a Vida todos os serviços disponibilizados pelo HRBA somaram-se aos demais serviços disponibilizados por outros parceiros na busca por uma melhor e maior qualidade de vida. “Os atendimentos no Projeto Viva a Vida vieram suprir a carência das comunidades que foram atendidas pela caravana e a parceria com o Hospital Regional do Baixo Amazonas é fundamental para que a gente leve um pouco mais de qualidade de vida para os comunitários atendidos pelo Viva a Vida”, enfatizou a coordenadora do projeto, Rogéria Almeida, após citar que a ação facilitou a vida de centenas de pessoas que conseguiram atendimentos de saúde e também de cidadania.

 

Uma novidade na edição deste ano foi à realização do eletrocardiograma, disponibilizado a todas as pessoas com pré-disposição a problemas cardíacos. “Esse é um atendimento que não é comum de se ter nos postos de saúde, é muito específico, e a gente ter conseguido levar um quantitativo de médicos e ainda a possibilidade de fazer o eletrocardiograma no local foi espetacular, as pessoas ficaram muito satisfeitas, e nós também por ter essa parceria e poder levar essa oportunidade a mais para a população”, complementou Rogéria.

 

A dona de casa Madalena Silva Lima, de 45 anos, foi uma das centenas de pessoas atendidas no Viva a Vida. Ela buscou atendimento após passar por longos períodos de dores de cabeça. “Eu acredito que o projeto é muito importante e como eu estava me sentindo mal eu resolvi participar. Quando a gente procura as unidades de saúde a gente vê uma demanda muito grande e aqui é uma oportunidade de ter uma facilidade. Eu fui bem atendida e a médica me deu encaminhamento para eu fazer os exames”, que agradeceu a coordenação pela iniciativa de realizar o projeto em diversos bairros da cidade, atendendo sempre a população mais carente.

 

II Circuito Unimed Saudável

No sábado, 30 de agosto, os profissionais do HRBA também participaram do II Circuito Unimed Saudável, na Orla de Santarém. O evento que reuniu aproximadamente 2000 pessoas na luta contra o sedentarismo e busca por hábitos saudáveis. “Na primeira edição o evento já foi bem aceito pelo público santareno e a Unimed quer isso, que o máximo de pessoas possíveis, tenha hábitos de vida mais saudáveis”, falou o médico cardiologista e Presidente da cooperativa, Dr. João Otaviano de Matos.

 

O Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi, falou sobre a participação do HRBA em eventos voltados a saúde e também melhor qualidade de vida da população. “Nós somos um hospital voltado para o atendimento de média e alta complexidade. Mas, nós sabemos que a prevenção é sempre o melhor caminho. Por isso, levar nossos profissionais até a população objetivando o desenvolvimento de uma atitude preventiva é uma de nossas premissas, evitando dessa forma a instalação de diversas patologias. Somos parceiros do Projeto Viva a Viva há vários anos e também da Unimed em diversos eventos voltados para a promoção de saúde. Essa união de forças é extremamente benéfica a nossa população”, concluiu Hebert.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde