Saúde do trabalhador é tema de debate em Marabá

O Brasil tem sido, historicamente, um dos países que menos investe na saúde do trabalhador. Mas essa realidade vem mudando nos últimos anos, a partir de iniciativas como a criação do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CEREST), órgão gerenciado em parceria entre União, Estados e municípios.

 

E esta semana, visando atuar mais fortemente na saúde do trabalhador, o CEREST, em parceria com o Hospital Regional Público do Sudeste (HRSP) Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, ministrou treinamento sobre gerenciamento de resíduos de saúde, por meio da prevenção de acidentes e doenças com material perfuro-cortante. O público alvo foram os colaboradores do Hospital Regional.

 

Responsável pelo treinamento, o engenheiro Sandro Gava, do CEREST, explicou que o objetivo principal foi reconhecer as classes de resíduos, a correta segregação, acondicionamento, transporte interno, tratamento e destinação final dos resíduos de saúde.

 

Com isso, o que se busca é melhorar o gerenciamento de resíduos e evitar as doenças e acidentes, que prejudiquem o trabalhador, que é o foco principal do CEREST, segundo Sandro Gava.

 

Um dos pontos importantes do treinamento é que os colaboradores do HRSP puderam também trocar experiências com o engenheiro do CEREST, criando um momento de troca de ideias sobre acidentes e doenças que podem ser evitados no ambiente hospitalar.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde