HRBA realiza ação no Dia Mundial do Rim

No dia 13 de março, a equipe do Hospital Regional do Baixo Amazonas, administrado pela parceria entre Governo do Estado e Pró-Saúde, realizou a Campanha de Prevenção às Doenças Renais em homenagem ao Dia Mundial do Rim, com o tema: “1 em 10. O Rim Envelhece, Assim Como Nós”.

A ação aconteceu no Complexo Alimentício do Mercadão 2000, um dos mercados de maior movimentação de Santarém, região Oeste do Pará. Foram disponibilizados à população teste de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações nutricionais, médicas e de enfermagem sobre obesidade, diabetes e hipertensão, doenças que podem ser relacionadas às doenças renais, além de panfletagem.

O coordenador do Setor de Hemodiálise do HRBA, Dr. Emanuel Espósito, falou sobre a importância da prevenção como melhor arma contra o adoecimento dos rins.  Segundo o especialista, testes rápidos podem identificar facilmente pessoas propensas às doenças renais. “Nós passamos o ano inteiro acompanhando os pacientes que estão enfrentando as doenças renais e mais de 60% dos que fazem hemodiálise tem como causa a hipertensão e a diabetes. Então identificar pacientes com alterações na glicemia e na pressão arterial já é uma medida de prevenção das doenças renais crônicas”, complementou.

O especialista orientou a população sobre mudanças de hábitos que podem trazer benefícios para a saúde, além de prevenir as doenças renais que geralmente surgem silenciosamente. “A doença renal precisa ser lembrada, a população pode pedir para o seu médico solicitar o exame da creatinina, que é rápido e barato. As pessoas precisam perder o hábito de tomar medicação sem prescrição médica, é importante praticar atividades físicas e manter uma boa alimentação, além de ingerir água. São medidas simples”, explicou o médico, que lamentou o aumento dos casos de pacientes renais crônicos na região.

Além da ação externa, no período de 18 a 21 de março, o HRBA tem a campanha interna, no acesso principal da unidade. Podem participar da campanha usuários, colaboradores, acompanhantes e familiares de pacientes renais em tratamento dialítico, uma vez que, segundo especialistas, o fator genético também deve ser levado em consideração. No dia 27, a Campanha atenderá o Grupo de Obesos e Hipertensos do HRBA.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde