Aumenta número de testes realizados pela Fonoaudiologia em bebês nascidos no HEAPN

O Setor de Fonoaudiologia do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), em Duque de Caxias (RJ), alcançou, no primeiro semestre deste ano, números expressivos de testes realizados em bebês recém-nascidos. Foram 1.904 testes da orelhinha e 1.857 testes da linguinha. No ano passado, foram realizados 2.413 testes da orelhinha e 581 testes da linguinha na unidade.

A coordenadora de Fonoaudiologia do HEAPN Carolina Dias, explica que, em alguns casos, logo depois dos testes, já é possível iniciar o tratamento no bebê. “Geralmente fazemos os exames no dia da alta hospitalar, com exceção dos bebês que ficam mais tempo internados. Os resultados saem na hora. O profissional anota as informações na caderneta de vacinação da criança, onde tudo é devidamente assinado e carimbado”, afirma. Segundo ela, quando um bebê não passa no teste da orelhinha, ele é encaminhado para o Instituto Santa Catarina. No caso de alguma alteração no teste da linguinha, quando há necessidade, a cirurgia é realizada no HEAPN.

O teste da orelhinha é fundamental para detectar precocemente alterações auditivas que poderão interferir na qualidade de vida da criança. O teste da linguinha serve para diagnosticar a presença de frênulo curto (língua presa), que pode ocasionar amamentação incorreta e dificuldade na fala. “O teste da linguinha tem aplicação fácil, é rápido e indolor”, complementa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde