Colaboradores do Hospital Metropolitano falam sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente

Na semana em que foi celebrado o Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece os direitos e deveres de menores de 18 anos, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), promoveu uma palestra sobre o assunto objetivando esclarecer as dúvidas de usuários e acompanhantes. A programação foi realizada na última quinta-feira, 14/07, no hall de entrada da unidade de saúde.  

A assistente social do Hospital Metropolitano, Isabelly Silva, ministrou a palestra para um público composto por mais de 30 pessoas. “Nós trabalhamos com saúde e atendemos diariamente situações de violação de direitos, negligência e violência psicológica e física. Então, precisamos sempre esclarecer os usuários e os pais ou responsáveis que existe uma lei garantindo plenamente os direitos de crianças e adolescentes”, explicou Isabelly, observando que o desconhecimento do ECA ainda é um problema que persiste. “Algumas pessoas conhecem o estatuto, mas não sabem o que o ECA pode garantir, o que vai incluir em termos de obrigação”, frisou.

A mãe de um dos pacientes internados no Hospital Metropolitano, Cléia Maria, considerou a programação valiosa. “A palestra foi boa, interessante. Aprendi muito sobre os direitos das crianças e foi o que mais me chamou a atenção”, avaliou a dona de casa.  A ação foi realizada pelos setores de Biopsicossocial e da Humanização, cuja concepção foi trabalhar conceitos nas áreas de educação, saúde, trabalho e assistência social. “Fizemos esta atividade em alusão ao estatuto, que é tão importante para a nossa sociedade. A nossa ideia foi atrair o público do hospital, para falar do direito das crianças com relação a saúde, educação e a questão da negligência, pois temos um alto índice de acidente de trânsito e doméstico. Todos nós somos responsáveis por essas situações”, avaliou a coordenadora de biopsicossocial do HMUE, Betânia Mourão.

O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) é uma unidade pública pertencente ao Governo do Pará, sendo administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde