Hospital Regional de Altamira orienta colaboradores sobre higienização das mãos

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região sudoeste do Pará, frequentemente realiza campanhas para reforçar a necessidade do ato de higienizar das mãos, atitude fundamental na prevenção as infecções. As ações são coordenadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A mais recente tem o tema “Guerra às bactérias”. 

A equipe da Tropa de Elite, formada por uma médica e quatro enfermeiras do SCIH, está realizando visitas em todos os setores da unidade para reforçar a importância do procedimento e, de uma forma lúdica, explicar as etapas para a higienização correta das mãos, estimulando a participação de vários colaboradores, não apenas de enfermeiros e técnicos de enfermagem da área assistencial. “A adesão ao processo representa a manutenção da saúde de todos”, ressaltou a diretora de enfermagem do HRPT, Josieli Pinheiro.

Para a enfermeira Lunara Pessoa, incluir a higienização das mãos como procedimento rotineiro garante a saúde dos colaboradores e dos usuários. “A higienização das mãos é a maneira mais prática, rápida, barata e eficaz no controle da infecção hospitalar e na prevenção da disseminação de micro-organismos”, afirmou a enfermeira.

A campanha está sendo bem-sucedida a julgar pela avaliação dos colaboradores. “Usamos as mãos quando tossimos, quando atendemos telefone, pegamos no prontuário, por isso, é importante estarmos atentos, até porque não enxergamos onde está o perigo”, avaliou a recepcionista Mônica Campos Leal. 

Hospital

Gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HRPT é uma unidade pública e gratuita pertencente ao Governo do Estado. A unidade tem a certificação máxima de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde