Processos de gestão são avaliados no Hospital Oncológico Infantil

Durante os dias 04 a 07 de julho, os processos de gestão do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém, foram avaliados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio da ferramenta institucional denominada de RAG – Requisitos de Apoio à Gestão. O diagnóstico visa aprimorar os serviços de saúde desenvolvidos na unidade, que no mês de junho completou seis meses de funcionamento.

De acordo com a Diretora Geral do Hospital, Alba Muniz, a partir de agora o hospital terá como meta alcançar as certificações de acreditação. “Precisamos corresponder à confiança que as crianças e suas famílias depositam em nós, oferecendo um serviço de saúde seguro e de qualidade, de acordo com os mais modernos conceitos aplicados a estas questões.” ressaltou a diretora.

O RAG tem como objetivo verificar as conformidades dos setores do hospital com relação aos seguintes requisitos: legislação vigente, referências bibliográficas, programas de certificações, bem como boas práticas institucionais da Pró-Saúde. A avaliação foi feita por meio de entrevista técnica in loco em todos os setores do hospital e apresentação de evidências objetivas.

Segundo a consultora Coorporativa de Qualidade e Segurança do Paciente da Pró-Saúde e avaliadora do RAG, Luciane Carrano de Oliveira, neste primeiro momento o Oncológico Infantil passou por um diagnóstico, no qual foram levantados pontos que deverão ser aplicados e aperfeiçoados posteriormente. “Neste primeiro diagnóstico alcançamos 33% da nota global do RAG e 37% do Nível I, que é o nível desejado pela unidade, a partir de agora é trabalhar para alcançar a meta de 80%”, disse Luciane, que na oportunidade antecipou que, provavelmente, a segunda avaliação do RAG deve acontecer daqui há 1 ano.

O RAG possui três critérios de avaliação, que são diferenciados pelo crescente nível de exigência. No Nível I, almejado pelo Oncológico Infantil, a avaliação envolve critérios de estrutura física, cumprimento da legislação, segurança do paciente, evolução da gestão e gerenciamento de risco. No Nível II, a avaliação se baseia na Gestão Integrada. No Nível III, na excelência em gestão.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é o primeiro na região Norte especializado no tratamento do câncer infantojuvenil, pertence ao Governo do Estado do Pará, gerido pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde