IEC faz parceria com universidade francesa em pesquisa contra o câncer

O princípio da reciclagem, ou seja, fazer uma coisa nova com algo antigo, é a base do estudo de uma cooperação internacional de cientistas entre o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), e o Departamento de Neurociência daUniversité Pierre Marie Curie-Sorbonne, de Paris. Os dois grupos estão estudando a eficácia de um medicamento até então usado para hipertensão no tratamento dos gliomas, os tumores malignos mais frequentes das células do sistema nervoso, que respondem pela quarta causa de morte por câncer em adultos e a segunda em crianças.

“Os gliomas podem ser resistentes aos tratamentos devido a um grupo de células com características similares às células tronco, e que é o foco da pesquisa. A utilização de medicamentos que se encontram no mercado com sua patente já expirada e de domínio público permite o descobrimento de novos princípios ativos com um custo menor e em um pequeno espaço de tempo”, explicou o coordenador do Laboratório de Biomedicina do Cérebro do IEC, Vivaldo Moura Neto, que coordena o projeto no Brasil.

A chamada “reciclagem de remédio” está pesquisando agora uma forma de aproveitar o princípio ativo do prazosine, remédio usado contra hipertensão arterial. Os pesquisadores testaram uma coleção de drogas utilizadas há muito tempo em outros tratamentos, não para tumores, atestando maior eficácia com o prazosine. O fármaco foi usado ainda em células sadias sem danos aparentes.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde