Oncológico Infantil lançou programa de qualidade e segurança do paciente

O processo de qualidade no serviço de saúde hospitalar é de fundamental importância para que o usuário receba atendimento de excelência. Com isso, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo lançou o programa Sou Hospital Oncológico Infantil, com o slogan Meu Canto Seguro, que prevê uma nova etapa na gestão hospitalar, envolvendo a participação de todos os colaboradores em prol de uma gestão qualificada e focada nos processos de avaliação hospitalar.

De acordo com a diretora geral do Hospital, Alba Muniz, os seis primeiros meses de funcionamento da unidade foram de adaptação, tanto do usuário quanto da própria gestão. “Já superamos esta fase, agora daremos um novo passo, tão importante quanto a inauguração deste hospital. Temos o desafio de levar aos nossos usuários o melhor serviço de cuidados referente a oncologia infanto-juvenil, e consequentemente, alcançar certificações que assegurem à população de que o nosso hospital presta serviços de qualidade”, ressaltou a diretora.

O lançamento do programa motivou os gestores do Oncológico Infantil. Segundo a gerente de Qualidade do hospital, Viviane Lesses, o momento marca o início de uma fase primordial no hospital. “É como se estivéssemos começando do zero, pois o programa de qualidade traz com ele várias mudanças, inclusive de cultura corporativa. Agora, de fato, iniciaremos os processos de qualidade na unidade, que são contínuos, bem como iremos buscar um maior envolvimento dos nossos colaboradores, focando na motivação das equipes, com um só objetivo: a oferta de um serviço de excelência aos nossos usuários”, explicou. 

O Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) irá, em parceria com os demais setores, atuar e consolidar o sistema de gestão da qualidade, promovendo o desenvolvimento e aprimoramento das atividades dentro no hospital de forma contínua, com foco no melhor resultado de satisfação dos usuários, promovendo ações que visam o menor custo benefício. 

Certificação

Com o lançamento do programa Sou Hospital Oncológico Infantil – Meu canto seguro, a instituição já vislumbra para o primeiro semestre de 2017, o selo de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), em seu primeiro nível, o ONA 1, destinado às instituições que atendem aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. “Acreditamos que o mais difícil já passou, que foi superar a expectativa dos nossos usuários logo que abrimos as portas. Agora, nos empenharemos em mostrar a eles que a confiança que pedimos no início valeu a pena, pois com o selo de acreditação vem a certificação de que estamos trabalhando para ofertar o melhor serviço, com segurança e qualidade”. disse a diretora geral, Alba Muniz.

O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo é o primeiro hospital da região Norte referência no tratamento de câncer infantojuvenil, pertence ao governo do estado do Pará, totalmente gratuito, sendo administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde