Governador Simão Jatene recebe certificados concedidos pela ONA a dois hospitais gerenciados pela Pró-Saúde

A busca pela excelência dos serviços e segurança dos pacientes é um dos compromissos da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar nas unidades públicas que gerencia no Pará. Nesta quarta-feira (4/7), a diretora jurídica da entidade, Wanessa Portugal e o diretor operacional na região, Paulo Czrnhak, entregaram ao governador Simão Jatene os certificados da Organização Nacional de Acreditação (ONA) concedidos pela excelência dos serviços ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) e pela segurança do paciente, ao Hospital Público Estadual Galileu (HPEG). A conquista se junta à outra alcançada em 2014 pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) que possui acreditação máxima na prestação dos serviços.

Para o governador Simão Jatene, a gestão das unidades por organizações sociais demonstra que é possível fazer saúde pública com qualidade.

Segundo o diretor operacional da Pró-Saúde, Paulo Czrnhak, a entidade trabalha para conquistar todas as certificações que garantam a qualidade dos serviços prestados à população, incluindo as internacionais, como a certificação da Joint Commission International.

Atualmente, a Pró-Saúde gerencia seis hospitais estaduais no Pará. São eles: Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), em Marabá; Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira; Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém; Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) e Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), ambos em Belém.

A entrega dos certificados foi acompanhada pelo titular da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vitor Mateus, a secretária adjunta do órgão, Heloísa Guimarães, a representante do Departamento de Saúde Integrada da Sespa, Maria do Céu, e pelo senador Flexa Ribeiro.

Níveis

Atualmente, a busca pela excelência dos serviços de saúde é prática obrigatória no cotidiano dos hospitais e demais unidades. A Agência Nacional de Saúde Suplementar reformulou seu programa nacional de qualidade e, em maio deste ano, publicou nova resolução normativa, que considera atributo de qualificação em saúde o certificado emitido pela entidade acreditadora. No Brasil, a ONA é a responsável por este trabalho, sendo sua certificação a maior titulação na área da saúde.

A certificação da ONA é dividida em três níveis, sendo o primeiro ONA 1 – Acreditado, que é emitido para instituições que atendem os critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividades, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O Hospital Público Estadual Galileu, com apenas dois anos de funcionamento, já conquistou esta certificação, tornando-se a 35ª unidade hospitalar pública brasileira a recebê-la. O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, inaugurado em outubro de 2015, também já iniciou suas práticas de qualidade e busca tornar-se ONA 1 ainda no primeiro semestre de 2017.

Já o segundo nível de certificação, o ONA 2 – Acreditado Pleno, é emitido para instituições que atendem os critérios de segurança, apresenta gestão integrada, com processos que ocorrem de maneira fluída e plena comunicação entre as atividades.

A última certificação nacional é a ONA 3 – Acreditado com Excelência. Apenas dez unidades públicas brasileiras conquistaram este título, entre elas, o HRPT e o HRBA.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas agora está buscando, até o primeiro semestre de 2018, tornar-se o quinto hospital público brasileiro a obter a certificação internacional da Joint Commission International.

Capacitação

Até o mês de agosto deve ser apresentado o projeto de implantação do curso de MBA em Gestão de Saúde, oferecido pelo Governo do Estado. A Pró-Saúde custeará os gastos com professores, a Universidade Estadual do Pará ficará responsável pelo espaço físico e a Sespa cuidará da logística. O curso é voltado para gestores públicos e com foco na melhoria da qualidade dos gastos públicos.

De acordo com a diretora jurídica e membro do Conselho Deliberativo da Pró-Saúde, Wanessa Portugal, os desafios enfrentados nos hospitais estaduais serão levados para a sala de aula. “Esse curso já é ofertado por uma instituição de ensino no Brasil, com o total de 360 horas de aulas. O nosso, além de ter o mesmo tempo de teoria, também vai oferecer mais 360 horas de aula prática, com demandas reais, ensinando de fato como o gestor deve proceder em situações como essa”, argumentou. (Com informações da Agência Pará)

FOTO: Antônio Silva/ Agência Pará

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde