Colaboradores e usuários do Hurso recebem orientações sobre o diabetes

No dia 26 de junho é comemorado o Dia Nacional do Diabetes, e por conta dessa data as unidades de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e de Serviço de Nutrição e Dietética (SND) organizaram ações para o colaboradores e usuários do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO).

A primeira divulgação do assunto foi realizada com a fixação de um cartaz em um dos corredores de acesso do Hospital. A divulgação no ponto estratégico orientava sobre os riscos de uma silenciosa doença que é o diabetes, oferecendo dicas de receitas saudáveis. Desta forma estimulando os colaboradores e usuários a ter uma vida mais saudável com bons hábitos alimentares e com a prática de atividades físicas. “É um desafio para todos nós praticar o que é realmente saudável”, afirmou Patrícia Kill enfermeira do Trabalho do SESMT. Ela ainda esclarece que esse conjunto de fatores, que deveriam tornar nossas vidas mais produtivas, acaba por comprometer a produtividade em função da maior incidência de doenças como o diabetes. As receitas também foram disponibilizadas em móbiles nas mesas do refeitório para todos terem acesso.

Fechando o assunto, o nutricionista Valtermir de Paula ministrou a palestra “Diabetes e Obesidade aplicada à Fototerapia”. Durante a apresentação, Valtermir lembrou que no mundo inteiro o conhecimento de fototerapia tem avançado rapidamente. “A flora brasileira tem espécies diferentes de ervas e mais de 40% dos medicamentos farmacêuticos produzidos têm princípios ativos retirados das plantas. Embora algumas ervas ainda não tenham sido estudadas, há uma indicação prática milenar em razão de êxitos terapêuticos”. Dessa forma ele frisou quanto o uso de tratamentos alternativos pode apoiar a melhora de cada um. “Sua prática é caracterizada como tradicional pela ANVISA e validada pela medicina popular”, concluiu ele.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde