Diálogo de segurança amplia proteção para colaborador no Hospital Estadual de Urgência e Emergência

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória (ES), implantou o protocolo de Diálogo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde na rotina de trabalho dos colaboradores.

De acordo com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), grupo do hospital responsável pela implantação, o protocolo busca reforçar nos profissionais a importância de desenvolver com segurança suas funções, utilizando, por exemplo, os equipamentos de proteção individual (EPI).

O técnico de segurança do trabalho, Roberto Segatto, explica que o Diálogo de Segurança é um mecanismo de conscientização para os profissionais, utilizado como ferramenta educativa permanente na prevenção de acidentes no trabalho.

“A assistência de qualidade é associada à prevenção. Como realizamos rondas diárias, notamos a necessidade de aprimorar as rotinas de seguranças, por meio do Diálogo de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, que tem uma função importante na prevenção de possíveis eventos adversos”, explica.

Ele esclarece que a orientação acontece todos os dias, num tempo aproximado de dez minutos, no próprio posto de trabalho. “Os temas estudados são desenvolvidos conforme a necessidade de cada área. Abordamos assuntos de interesse de todos os profissionais do hospital, inclusive sobre a importância de manter a porta corta-fogo fechada, a utilização do crachá e várias outras utilizações”, acrescenta.

O bem-estar e a prevenção dos riscos envolvendo os profissionais fazem parte das ações desenvolvidas pela equipe do SESMT, que é composto por um médico do trabalho, enfermeira do trabalho, engenheiro de segurança e três técnicos de segurança do trabalho.

Além de orientar sobre questões de segurança, a equipe desenvolve diversas ações ligadas à saúde ocupacional, como o incentivo a prática de exercício físico.

Mantido pelo Governo do Estado do Espírito Santo, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, desde 18 de dezembro de 2015.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde