Pacientes comemoram aniversário no HEAN

Trabalhando o conceito de Humanização, membros do GTH (Grupo de Trabalho Humanizado) e dos setores de Nutrição e Psicossocial do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Rio de Janeiro (RJ), organizaram duas confraternizações de aniversário para pacientes da unidade que completaram mais um ano de vida. Nas ocasiões, familiares a amigos estiveram presentes.

Segundo a psicóloga da unidade, Érica Loredo, comemorar o aniversário nos remete a encontros e confraternização, momento de alegria e reflexão. “No entanto, quando nos ocorre de estar afastado do convívio habitual, longe das relações familiares, dos conhecidos e dos amigos, como é corrente para as pessoas hospitalizadas por longos períodos, o aniversário excede a interpretação de uma simples celebração”, explicou ela.

As ações não se trataram de um banquete, pois o que importa, nesses casos, são os elementos simbólicos desta ocasião. Foi tomado todo cuidado específico com cada um dos pacientes, porém proporcionando a eles um resgaste pessoal nesta ação. Todo planejamento foi cautelosamente articulado entre os serviços, com respeito às disciplinas de cuidado. A proposta foi tentar resgatar aquilo que naturalmente está privado no ambiente restrito do hospital. “Quando o paciente tem a oportunidade de recordar momentos de sua vida, e resgatar com nostalgia elementos de sua história, damos a oportunidade de que ele sinta que sua vida é valorizada e devidamente cuidada”, completou a psicologia Érica Loredo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde