Hospital Galileu é certificado em prevenção de lesões de pele

A evolução contínua dos serviços prestados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é a meta do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém (PA). Recentemente, a unidade de saúde renovou sua Certificação Diamante em Prevenção de Lesões de Pele do programa Soluções Integradas para Saúde 3M. A renovação do certificado foi concedida durante o 4° Congresso Internacional de Prevenção de Pele; 1° Seminário de Prevenção de Lesões de Pele no Idoso, realizado no final de maio, em São Paulo. A primeira certificação foi em maio de 2015.

Na ocasião, a coordenadora da Unidade de terapia intensiva (UTI) do HPEG, enfermeira Regiane Ferreira Bezerra, representou a instituição. Ela avalia que a renovação do certificado é um prêmio que reflete o empenho dos profissionais do Hospital Galileu na manutenção da qualidade e segurança na assistência prestada aos pacientes. “A qualificação profissional tem o reflexo direto na assistência, gerando resultados positivos e o HPEG investe nisso, estando entre os 54 hospitais do Brasil com o certificado para prevenção de lesão de pele. Trata-se de uma importante conquista que comprova a melhora contínua de seus processos de trabalho”.

A coordenadora também exerce a condição de presidente da Comissão de Tratamento e Prevenção de Feridas do Hospital. Regiane ressalta ainda a importância do trabalho realizado pela comissão para conquista do certificado, “Por meio desse trabalho realizado desde julho de 2014, nasceu a necessidade de buscar a certificação para o trabalho iniciado junto a equipe. Assim, houve o amadurecimento para trabalhar as prevenções de lesão de pele”.

O programa de Certificação em Prevenção de Lesões de Pele reconhece instituições que priorizam ações na prevenção de lesões e manutenção da integridade da pele. Os pilares para a certificação são: a prevenção das Lesões por Umidade e as Úlceras por Pressão (UP).

A assistência segura do Hospital Galileu ainda conta com um Livreto dos Protocolos de Segurança do Paciente, cuja Prevenção da ocorrência de Úlcera por Pressão (UPP) e outras lesões de pele é uma das prioridades. Neste contexto o diretor geral da instituição, Saulo Mengarda, considera a conquista do certificado e sua recente renovação na categoria Diamante, como reconhecimento da excelência dos serviços públicos prestados. “Esta certificação demonstra nossa preocupação em proporcionar ao paciente a melhor assistência possível, contribuindo para uma recuperação mais rápida e efetiva do paciente”, disse, seguindo. “Precisamos evoluir diariamente em busca de melhores práticas e processos que vão impactar positivamente na assistência ao paciente. É dessa forma que trabalhamos, tendo o paciente como foco principal da instituição”, assegurou.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde