Coordenador médico do Hospital Metropolitano ministra palestra no Congresso Internacional de Desastre em Massa

A palestra do médico do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), José Guataçara Gabriel, foi um dos destaques do Congresso Internacional de Desastre em Massa (Cidem) 2016, realizado em Salvador, Bahia, nos últimos dias 10, 11 e 12 de junho.

Médico do Hospital Metropolitano há 10 anos, configurando-se como um dos fundados da unidade de saúde, Guataçara Gabriel abordou sua trajetória de mais de 30 anos como profissional de urgência e emergência. Ele explicou ainda sua experiência como coordenador do setor médico  de atendimento de urgência e emergência do HMUE. Além disso, falou sobre a coordenação de um sistema de saúde em uma das maiores festas religiosas do mundo: o Círio de Nazaré. “Falamos da nossa realidade ao fazer resgastes na Amazônia em locais com pouca condição de higiene e infraestrutura. Nós temos dificuldade até para chegar a vítima, mas criamos estratégia a partir de um treinamento diferenciado”, garantiu Guataçara. “Mostrei a eles como há 34 anos, coordenamos o Círio de Nazaré, calculando um sistema médico para aproximadamente duas milhões de pessoas em uma rua apenas. O risco é grande. Mostrei como fazemos, com hospital flutuante, UTI, leitos, algo que é raro no Brasil”, disse.

No Pará, Guataçara também se consolidou como um dos defensores da consciência de condutores e passageiros no trânsito, principalmente, para os usuários de motocicletas, um dos públicos mais atendidos no Hospital Metropolitano.  A experiência de Guataçara gerou sentimentos diversos na plateia, fazendo-os chorar e sorrir. No final, o médico foi aplaudido de pé pela plateia. Representantes da Vigilância Sanitária, Guarda Municipal, Samu, Transalvador, Polícias Militar e Técnica, Corpo de Bombeiros, Polícia Federal, Defesa Civil, Marinha e Exército participaram do congresso. Outros temas abordados no evento foram a segurança em eventos de grande porte, atendimento a vítimas de desastres, protocolo da Interpol para identificação de vítimas de desastres, terrorismo e contra terrorismo, defesa química, radiológica, biológica e nuclear, resgate e remoção de corpos e métodos de identificação humana.

Um dos momentos mais esperados do evento foi o simulado com treinamento de atentado terrorista, realizado na Arena Fonte Nova. Uma simulação de explosão deixou supostas vítimas. O resgaste e remoção dos corpos foram as situações treinadas.