Universitários elogiam processo de trabalho do Hospital Galileu

Um grupo formado por 14 universitários do 7° semestre da Universidade do Estado do Pará (UEPA) conheceu as instalações e o processo de trabalho do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), na última quarta–feira, 15/06. A estudante Glenda Quembel, 19 anos, foi uma delas.  Surpresa, a universitária disse que não esperava conhecer uma instituição de saúde pública como o Hospital Galileu. “Nós conhecemos um hospital público de qualidade, onde os processos de trabalho dão certo. Aqui existe interação, projetos de humanização que valorizam os usuários e colaboradores que sentem orgulho em trabalhar nesse Hospital”, elogiou.

A visita foi programada pelo professor do curso de enfermagem da UEPA, Vitor Santos, que explicou a importância da programação para os acadêmicos. “É importante mostrarmos na prática como o Sistema Único de Saúde (SUS) pode funcionar em Belém. O Hospital Galileu é um modelo nesse sentido. O grupo foi fomentado a comparar a teoria e prática, analisando a gestão de uma instituição como a Pró–Saúde no gerenciamento de um hospital”, explicou. Vitor também é enfermeiro da Educação continuada do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, unidade de saúde pública, também gerenciada pela Pró-Saúde.

A diretora assistencial do Hospital Galileu, Daniela Castro, apresentou a unidade aos acadêmicos e explicou sobre o funcionamento dos setores da área assistencial. “Logo, eles estarão formados, colocando em prática todo conhecimento teórico adquirido na universidade. Oportunidades, como a de hoje, lhe oferecem mais conhecimento e importantes dicas sobre a rotina de trabalho de um enfermeiro”, frisou. Os estudantes também conheceram o livreto de Protocolos de Segurança do Paciente, que preza pela assistência segura.

O diretor geral do HPEG, Saulo Mengarda, avaliou a visita de forma positiva, ressaltando os processos de controle de qualidade da instituição. “É importante podermos divulgar as ferramentas de trabalho que utilizamos, além de trazer experiências com estudantes que logo estarão no mercado de trabalho. Acredito que eles poderão colocar em prática um pouco do que vivenciamos no nosso hospital”, disse.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde