Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém-Região Metropolitana foi um sucesso

A presença significativa de colaboradores, totalizando aproximadamente 120 profissionais da área, além da participação ativa nas palestras e mesas-redondas foram aspectos que tornaram extremamente positiva a avaliação do 1º Encontro de Enfermagem dos Hospitais da Pró-Saúde Belém-Região Metropolitana, realizado na última terça-feira, 14/06. O tema do encontro foi Enfermagem: uma atuação que vai além do cuidado. A organização foi em conjunto dos hospitais Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL) e o Público Estadual Galileu (HPEG). Nos três hospitais gerenciados pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar na Região Metropolitana de Belém há mais de 850 profissionais da enfermagem atuando com a missão de salvar vidas e na recuperação dos pacientes. O evento também foi uma forma de celebrar o dia do enfermeiro e do técnico de enfermagem, comemorados recentemente.

O diretor operacional da Pró-Saúde no Pará, Paulo Czrnhak, considerou que a avaliação positiva se concretiza por meio do ganho profissional proporcionado a cada participante. “A presença dos colaboradores que tiveram disponibilidade veio de encontro com o comprometimento que eles têm no hospital. Então, o que queríamos é uma evolução para a padronização de uma gestão única de enfermagem nos três hospitais da Pró-Saúde aqui em Belém”, argumentou. Czrnhak explicou que a Pró-Saúde trabalha pela qualificação constante dos profissionais tendo como objetivo o tratamento eficaz e humanizado do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “O beneficiado é a sociedade, que terá uma enfermagem com ainda mais excelência. O corpo de enfermagem representa 55% a 60%, em média, do total dos colaboradores de uma instituição. E a resposta que há dentro desse quantitativo é positiva. Este montante também carrega a maioria do carinho que nosso usuário recebe, com atendimento com técnica, carinho e amor”, frisou o diretor operacional.

A diretora assistencial do Hospital Metropolitano, Ivanete Prestes Robert, avaliou que se tratou de um momento histórico para a instituição no Pará. “Alcançamos o objetivo, considerando a satisfação dos participantes e também dos palestrantes. É um desafio fazer gestão e trabalhar com as equipes. Portanto, foi um momento para pensarmos e refletirmos o nosso papel enquanto profissional”, disse. A diretoria assistencial do HPEG, Daniela Castro, avaliou que o perfil diferente dos profissionais de cada hospital engradeceu o evento.  “A busca de temas associados aos três perfis de hospitais diferentes, sendo um hospital de traumatologia porta aberta, um hospital de retaguarda da traumatologia, também de pacientes de clínica médica e clínica cardiológica e um outro hospital com perfil de oncologia, acabou tendo um resultado satisfatório. O evento aconteceu de uma maneira tão natural, de casar essas palestras, que isso fez com que as pessoas se sentissem mais motivadas a participar”, argumentou. Já a diretora assistencial do HOIOL, Maria do Carmo, agradeceu a participação dos colaboradores e reafirmou que a conclusão bem-sucedida do evento foi a concretização de um sonho. “Trabalhamos de forma árdua para oferecer aos profissionais da enfermagem um encontro rico em informações e que promovesse reflexão em todos”.

As temáticas debatidas foram a Evolução histórica da enfermagem, Qualidade e Segurança do Paciente, Gestão de Enfermagem, Implicações Éticas do Profissional de Enfermagem e Marketing Pessoal como Instrumento de Valorização Profissional. A consultora da Pró-Saúde, Luciane de Falchi Carrano de Oliveira, abordou o tema Qualidade e Segurança do Paciente. “Fiquei plenamente satisfeita considerando o nível do encontro e participação de todos”, disse Luciane. 

A programação também foi considerada um sucesso pelos participantes, como o enfermeiro do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), Alan Ferreira. “Foi extremamente válido, sendo que agreguei conhecimentos variados. Fiquei feliz em participar e discutir a profissão com outros colaboradores”, afirmou.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde