Semana de Enfermagem do Galileu segue até sexta-feira

A enfermeira Rana Azevedo atua há nove meses no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e considera que o seu trabalho diário se dá em busca da qualidade no atendimento assistencial. Para isso, é necessário adquirir constantemente novos conhecimentos, argumentou Rana, uma das participantes da 3° semana de Enfermagem da unidade de saúde, cujo tema é Assistência de enfermagem e Sustentabilidade: Criando laços para promoção da saúde. A abertura foi realizada na última segunda–feira, 13/06. E a profissional avalia a iniciativa como válida por incentivar, principalmente, a troca de conhecimento. “É um evento interessante, que nos propõe a integração entre equipes, novos aprendizados, além é claro, de ser uma forma de prestigiar os profissionais da enfermagem e incentivar nosso empenho para realização do trabalho assistencial de qualidade”, disse a enfermeira.

No HPEG, há 210 profissionais da área da enfermagem.  O diretor geral do Hospital Galileu, Saulo Mengarda, prestigiou a abertura da programação e ressaltou a importância dos enfermeiros e técnicos de enfermagem para a unidade. “A maior parte de nossos profissionais são vocês, essa semana demonstra também nosso respeito e gratidão ao trabalho realizado por vocês aqui”, disse.

A semana de enfermagem do HPEG tem três eixos principais: Campanha de higienização das mãos, Abordagem Legal sobre a Comissão de Ética e Preenchimento de Prontuário e Prevenção de Lesão no Paciente. A programação terá sequência até sexta-feira, 17/06, debatendo temáticas como a importância da segregação correta dos resíduos. “Dentro da sustentabilidade, podemos atuar de várias formas e, na área assistencial, trabalhar a conscientização de nossos colaboradores acerca da segregação correta de resíduos, economia de água e energia”, explicou a diretora assistencial do HPEG, Daniela Castro, que reiterou o objetivo da Semana de Enfermagem. “A nossa ideia é sentir o envolvimento de nossa equipe propondo a eles uma semana de descontração e aprendizado científico”.

 

Campanha

Paralelo a programação, também acontece a 3° Campanha de Higienização das Mãos, promovida pelo Serviço de Controle Infecção Hospitalar (SCIH). A higienização das mãos é a medida mais simples e eficaz para prevenir a transmissão de microrganismos e evitar infecções. “O objetivo é promover, de forma lúdica e descontraída, a importância desse ato de prevenção de infecções relacionadas à assistência de saúde”, contou o enfermeiro do SCIH, Diego Santos.

Também está sendo realizada uma gincana com perguntas e respostas que serão feitas aos colaboradores da área assistencial e administrativa. No final, o setor com maior número de acertos será premiado.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde