Hospital Municipal de Mogi das Cruzes lança programa de gestão por competência

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes deu início à implantação da gestão por competência, por meio da aplicação do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) dos gestores.

O PDI é uma das principais estratégias para melhorar o desempenho dos colaboradores, que ocupam cargos de liderança.

Trata-se de um importante programa de desenvolvimento de carreira e tem por finalidade alinhar as expectativas do hospital à do profissional, além de descobrir futuros líderes.

Ele também estabelece um sistema eficaz que auxilia no fortalecimento do potencial do gestor, o que resulta na melhor prestação do serviço e no alcance das metas.

A coordenadora de Recursos Humanos do Hospital Municipal, Tatiana Colella, responsável por implantar o PDI, explicou que o foco “é aumentar o engajamento e a motivação, deixando claro quais são as habilidades e as competências mais importantes para o sucesso da organização e como elas podem ser aprimoradas e aplicadas da melhor maneira possível”.

Segundo Tatiana, em 2015, o setor de Gestão de Pessoas do hospital fez um levantamento das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores de nível tático.

“Este mapeamento foi realizado com a participação desde a alta direção até o nível operacional, com amostras de cada setor para que todos pudessem participar e termos um perfil mais próximo da realidade. O resultado deste trabalho foi a identificação das necessidades e das deficiências dos gestores”, contou.

Os dados obtidos no levantamento foram então analisados e validados pela direção do hospital. “Cada diretoria mapeou as competências de sua equipe. Durante esta minuciosa avaliação identificamos os ‘gaps’ e a partir da necessidade dos gestores foi elaborado o PDI”, explicou.

O Plano está sendo implantado em etapas: a primeira delas foi a sensibilização; em seguida, ocorreu os levantamentos comportamentais e técnicos; depois, o diagnóstico das competências funcionais; revisão de toda a descrição de cargos; implantação do PDI; treinamento dos gestores; e ciclos de avaliação.

“O ciclo é anual e alinhado as estratégias organizacionais das competências para que possamos atingir a nossa visão. Todo trabalho está alinhado ao Planejamento Estratégico”, conclui a coordenadora de RH do Hospital Municipal.

O PDI ocorrerá durante três meses. Serão cinco treinamentos com dinâmicas, exercícios, aplicação de conceitos e mapeamento dos perfis do grupo tático, sempre com o foco no aprimoramento das competências.

O primeiro treinamento, sobre liderança e trabalho em equipe já foi realizado e teve como palestrante o consultor Junior Gurion. O público-alvo da próxima etapa do PDI será a equipe operacional.

“O plano de desenvolvimento é um modelo de gestão inovador e aplicado em grandes companhias”, destacou Tatiana.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde