Instituto do Cérebro realiza ações e oficinas na Semana do Meio Ambiente

O Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Rio de Janeiro (RJ), promoveu, na Semana do Meio Ambiente, várias ações e oficinas, para desenvolver a cultura ambiental dos colaboradores. A semana começou com a oficina “Bolsa Sustentável de Caixa de Leite”, apresentada pela auxiliar Administrativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Thaís Cristina Cardoso. Na oportunidade, colaboradores puderam aprender a utilizar retalhos de tecidos, fitas, cola, tesoura e muita criatividade, como transformar caixas vazias de leite em sacolas pequenas, porta moedas e porta-retratos.

Na terça-feira, 7/6, foi a vez de aprender em como “Transformar seu Óleo de Cozinha em Sabão”. Antes de iniciar a atividade, o engenheiro do Trabalho Adriano Ferreira explicou sobre a importância dos “Rs” da Sustentabilidade, que resumem o consumo consciente: Reduzir, Reutilizar, Reciclar. A oficina contou também com a participação do técnico de Segurança do Trabalho Paulo Gonçalves que mostrou o processo de transformação de forma simples e rápida.

E para finalizar, foi exibido o filme “Lixo Extraordinário”. O documentário de 2010, do artista plástico brasileiro Vik Muniz, foi premiado internacionalmente e conta a história de catadores de material reciclável em um dos maiores aterros sanitários do mundo, localizado no bairro Jardim Gramacho, na periferia do município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A história da vida real dos catadores emocionou os colaboradores que puderam ver a realidade de pessoas que tiravam do lixo o seu próprio sustento.

Ao final do evento, foram distribuídos brindes e todos saíram com a certeza de que, para vivermos em um mundo menos poluído, cada um deve fazer a sua parte!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde