Bahia realiza primeiro seminário Saúde Sustentável

Um meio ambiente equilibrado pode fazer toda a diferença para a saúde da população. Pensando nisso, foi realizado nesta segunda-feira, 6/6, o I Seminário Saúde Sustentável, que reuniu colaboradores de todas as unidades geridas pela Pró-Saúde na Bahia. Incluindo nove apresentações sobre diversos temas ligados à sustentabilidade, o evento foi organizado em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6), e aconteceu na Faculdade Ruy Barbosa, em Salvador.

Os colaboradores puderam aprender mais sobre o tema com palestrantes acadêmicos e representantes de instituições como o Ministério Público, a Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e o Corpo de Bombeiros Militar, todos os três do estado da Bahia. “O seminário teve como objetivo criar um importante debate com órgãos públicos, sobre as práticas de sustentabilidade dentro da gestão na área de saúde”, explicou Itana Moraes, assistente de Qualidade da Pró-Saúde na Bahia.

Além de tratar sobre aspectos que afetam diretamente o atendimento das unidades de saúde, como a necessidade do saneamento básico e a gestão de resíduos, a programação contemplou temas de interesse geral do cidadão. Ao abordar as características dos incêndios florestais, por exemplo, o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, Francisco Luiz Telles, reforçou a necessidade do esclarecimento sobre a questão ambiental. “Estou falando aqui com multiplicadores de ideias. Quero que amanhã estejam todos mais prevenidos em situações que acontecem todos os dias”, disse.

Quem vive o dia a dia da unidade de saúde aprovou o seminário. “É uma iniciativa bastante inteligente da empresa, de estar desenvolvendo uma oportunidade de falar sobre o tema”, avaliou Joilson Nascimento, enfermeiro e responsável técnico pelo gerenciamento de resíduos no 16º Centro de Saúde.

Além de toda a capacitação, os participantes tiveram a oportunidade de ver de perto aves de rapina treinadas para realizar, naturalmente, o controle de pragas em ambientes como áreas externas de empresas e aeroportos. Os colaboradores também levaram para casa um pedaço do seminário: como lembrança, foram distribuídas mudas de plantas diversas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde